O novo veículo tem como base o recém-lançado camião pesado IvecoS-Way, lançado em julho, integrando a avançada tecnologia de propulsão elétrica da Nikola e uma nova geração do seu patenteado sistema de infoentretenimento.
A integração do design da Nikola no Iveco S-Way foi alcançada em conjunto pela Nikola e pela Italdesign, na sede desta última em Moncalieri (Turim). Essa integração surge como uma consequência natural de uma parceria estabelecida entre ambas as empresas que remonta a 2018, e na sequência da produção da primeira maqueta do Nikola TRE, desvendado em abril passado, em Scottsdale, Arizona (EUA), no âmbito do “Nikola World Event”.
Gerrit Marx, Presidente Comercial e Veículos Especializados da CNH Industrial, afirmou: “O IVECO S-WAY é um produto de destaque, que incorpora o conceito de centralização no cliente da IVECO e que já alcançou um enorme impulso nos mercados e o inerente sucesso. É a espinha dorsal do Nikola TRE e marca o início de uma nova jornada rumo aos camiões de emissões zero, fornecendo a plataforma para a introdução de recursos disruptivos que irão mudar a indústria dos transportes.”
O veículo exposto no evento é uma maqueta do trator Nikola TRE 4×2, destinado a missões de âmbito regional, tendo uma autonomia máxima de 400 quilómetros em, de acordo com um comunicado da Iveco, uma “performance dinâmica igual ou superior à de um modelo equivalente com motor Diesel”.
Irá contar com um sistema modular de baterias, com uma capacidade total máxima de 720 kWh, podendo ser adaptado para responder a missões de diferentes clientes. A alimentação elétrica fornece uma saída contínua de potência de 480 kW, com 1800 Nm de pico de binário.
O Nikola TRE também estará disponível em versões rígidas de dois e três eixos, com um peso bruto entre as 18 e as 26 toneladas, para distribuições urbanas e missões municipais.
Infoentretenimento funcional
Além da tecnologia motriz, o Nikola TRE contará com um novo sistema de infoentretenimento proveniente da Nikola, integrando funções de entretenimento e de navegação, bem como os controlos para a maioria das funções do veículo. Os recursos do sistema abrangem o controlo da climatização, ajuste dos retrovisores e da altura da suspensão, câmara de 360 graus, sistemas de navegação e de áudio Bluetooth, o leque de configurações gerais do veículo e os diagnósticos de gestão do veículo.
A pensar no elétrico fuel cell
Outro dos pontos importantes desta apresentação reside no facto de a Iveco, a FPT Industrial e a Nikola terem acordado uma abordagem modular no desenvolvimento da sua oferta elétrica para o mercado europeu. A tecnologia de pilha de combustível da Nikola será o ponto de partida para o design da bateria elétrica, de modo a que o Nikola TRE (BEV) possa ser convertido para tecnologia fuel cell, possibilitando também a sua transformação a médio-prazo.
A entrega a clientes das primeiras unidades BEV está prevista para 2021, enquanto a variante FCEV estará disponível em 2023.