Já há mais de um milhão de elétricos nas estradas europeias

27/08/2018

O número de veículos elétricos na Europa já é superior a um milhão de unidades, com o primeiro semestre de 2018 a trazer um aumento de 42% nas vendas face a igual período de 2017.

Os dados são anunciados pelos especialistas da EV-Volumes, que apontam o registo de 195.000 unidades na primeira metade deste ano, incluindo-se nesse valor os modelos 100% elétricos (BEV) e os Plug-in híbridos (PHEV), bem como modelos de passageiros e comerciais ligeiros. Ainda assim, em termos gerais, a quota dos veículos de ligar à tomada corresponde apenas a 2% na Europa.

No final do ano, as expectativas daquela entidade apontam para um total de 1.350.000 unidades eletrificadas nas estradas europeias, explicando-se com uma conta simples (embora não totalmente acertada, dado que as somas não ‘batem certo’): aos 930.000 veículos de carregamento externo a ‘rolarem’ no final de 2017, a EV-Volumes soma os 430.000 veículos esperados neste ano para um total, então, de 1.350.000 elétricos nas estradas no final do ano (a soma daria 1.360.000 veículos).

Nórdicos na dianteira

Para o aumento da preponderância dos elétricos voltam a ser fundamentais os países nórdicos, que demonstram, uma vez mais, a sua liderança na adoção das tecnologias de mobilidade elétrica.

A Noruega continua a ser o mercado europeu mais importante para os elétricos, com uma quota de mercado de 37% nas vendas de veículos ligeiros deste ano – contando apenas com os ligeiros de passageiros, esse valor aumenta para os 46,5% no primeiro semestre. Já o mercado alemão é aquele que mais contribui para o aumento de volume dos elétricos, com um aumento de 52%.

No entanto, todos os países europeus registaram um aumento, muitos deles acima dos 100%, mas, em muitos casos, com volumes muito reduzidos. O mercado português tem uma quota pouco superior a 2% (combinando os BEV e os PHEV), com um aumento no volume de 147% nos elétricos e de 94% dos PHEV.

A EV-Volumes explica, ainda, que o ‘mix’ de BEV e de PHEV varia bastante consoante o mercado em virtude dos benefícios e incentivos fiscais que cada um dos países oferece, sendo que de janeiro a junho, 51% das vendas de veículos de ligar à tomada corresponderam a modelos 100% elétricos.

Como nota curiosa, apenas foram matriculados 87 veículos alimentados a pilha de combustível a hidrogénio, mas o aumento já é relevante em comparação com os 66 do total do ano passado.

Para o total do ano de 2018, a EV-Volumes espera que sejam matriculados 430.000 veículos elétricos (uma vez mais, BEV e PHEV) para uma quota de mercado de 2,35% num total esperado de 18 milhões de veículos ligeiros (um aumento de 1,9%).

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.