Forte entusiasta do desporto automóvel e instigador dessa mesma paixão em milhares de pessoas por todo o mundo, Jean Graton tornou-se popular pela criação do ‘seu’ piloto Michel Vaillant e da equipa deste, a Vaillante, que ficam órfãs após a morte do artista, aos 97 anos de idade, em Bruxelas.

Nascido em Nantes, a 10 de agosto de 1923, Jean Graton assistiu à sua primeira edição das 24 Horas de Le Mans quando tinha apenas 14 anos, num evento que marcou toda a sua vida e posterior carreira. Já em Bruxelas, considerada como o ‘ponto quente’ da banda desenhada europeia após a Segunda Guerra Mundial, o desenhador aprimora o seu talento ao fazer ilustrações para diferentes jornais, como o Les Sports.

Inspirado pela sua própria paixão pelo automobilismo, cria a sua família de pilotos e um mundo de ficção que, não raras vezes, se cruzava com a vida real, colocando Michel Vaillant e os seus congéneres fictícios em contendas com muitas figuras reais. Entre os leitores das suas obras de banda desenhada estão muitos pilotos, jornalistas e entusiastas, para os quais Graton soube transmitir a sua energia e imaginação.

Tendo visitado muitos dos maiores eventos motorizados mundiais, Graton inspirou-se e criou aventuras em competições tão dispares como as 24 Horas de Le Mans, Fórmula 1, ralis (incluindo o Rali de Portugal), corridas de carros de turismo e, mais recentemente, na Fórmula E. Ao longo dos anos, também travou amizade com muitos elementos do mundo da competição, como pilotos.

Vaillant tornou-se num modelo e exemplo a seguir para quem queria fazer parte do mundo do automobilismo, mas Graton foi muito mais do que o criador desse personagem. Das suas mãos saíram ainda ilustrações para o jornal Tintin ou para o Les Sports.

Graton era o derradeiro membro da época de ouro da banda desenhada franco-belga, tendo entre os seus pares nomes como os de Goscinny, Uderzo, Peyo, Roba ou Franquin.

Fotos: Site oficial Michelvaillant.com