Karma já tem visão para o futuro 100% autónomo e elétrico

09/08/2019

A Karma Automotive, marca americana de carros de luxo e de tecnologia de ponta, irá apresentar um novo protótipo no Concurso de Elegância de Pebble Beach, o SC1 Vision Concept, que dará pistas para o futuro da companhia e da eletrificação.

Recorrendo a uma série de tecnologias de ponta, o SC1 Vision Concept mostra o caminho que a Karma Automotive quer seguir no futuro, sobretudo com a eletrificação e a condução autónoma a despontarem no horizonte.

Este modelo recorre a uma nova arquitetura de infoentretenimento 5G em termos de conectividade e um sistema humanizado resposta à voz, toque, visão e grafismos. Com uma lógica de inteligência artificial presente que percebe a linguagem e comandos convencionais, existe ainda uma câmara capaz de seguir o olhar do condutor para ‘leitura’ de dados biométricos, permitindo assim a identificação multimodal dos ocupantes.

O sistema segue a íris, pestanas e intensidade do olhar para evitar a distração ou cansaço do condutor, sendo que nestes casos a inteligência artificial assume o comando do veículo. Com oito radares, seis sensores Lidar e meia dúzia de câmaras externas, o SC1 Vision Concept permite já condução autónoma de nível cinco, ou seja, o maior em termos de independência, com os pontos de interesse apresentados em forma de realidade aumentada. Os passageiros podem beneficiar de sistemas de áudio de última geração.

A bateria está alojada no túnel central, descendo do tablier para os bancos, antes de voltar a subir para o compartimento traseiro, numa espécie de ‘U’ quando observado de perfil.

“O SC1 é um esteio para o futuro da Karma. Desenhado e concebido em menos de 12 meses, o SC1 é um veículo 100% elétrico que explora a linguagem de design impactante da marca e a integração tecnológica inovadora através da nossa estratégia de Plataforma Aberta Colaborativa.

Além do visual roadster, o Karma SC1 Vision Concept demarca-se ainda pela cor alaranjada com tonalidades violeta, com um visual aproximado ao de um caça em que o grande ponto de destaque são as portas de abertura diagonal. Já o interior aposta na simplicidade.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.