Kia salva Stinger da destruição com segunda vida ‘radical’

26/07/2019

O destino dos automóveis de pré-produção é, invariavelmente, a destruição, mas a Kia inverteu essa tendência e ‘salvou’ um dos seus Stinger da prensa, transformando-o num modelo de pista com uma série de componentes especiais e mais potência disponível.

Surpreendendo pelo arrojo técnico e estilístico, o Stinger representa o topo de gama da Kia, merecendo amplos elogios no momento da sua revelação. Agora, numa unidade única, a marca sul-coreana criou um ‘monstro’ para as pistas, denominado GT420, com esse número a derivar, precisamente, do valor de potência, que é de 422 bhp, a unidade de medição de potência do Reino Unido (convertido para 428 CV na medição europeia).

O motor é o mesmo V6 bi-turbo de 3.3 litros utilizado no modelo de base, com 370 CV de potência, aumentando para os 428 CV devido a diversos trabalhos de aprimoramento técnico, o mesmo acontecendo com o binário máximo, que passou dos 510 Nm para os 560 Nm. A caixa foi melhorada no seu arrefecimento, enquanto os modos desportivos Sport e Sport+ passaram a ter passagens ainda mais velozes entre relações.

O projeto foi levado a cabo pela divisão europeia da Kia/Hyundai (Hyundai Motor Europe Technical Centre), na Alemanha, recorrendo a diversos componentes de marcas especialistas no mercado de tuning, como a WHKS para as velas, a K&N para o filtro de ar ou a Milltek Sport para o sistema de escape com remoção do catalisador. A remoção de elementos não essenciais foi outra prioridade, procurando reduzir o peso. No total, o GT420 pesa menos 150 kg do que um modelo semelhante, dispensando componentes como bancos que não o do condutor, airbags, sistema de áudio, revestimentos interiores e elevadores dos vidros traseiros, passando estes a estar colados.

A suspensão passou a contar com sistema completo de molas e barras estabilizadoras da Eibach Pro, passando também a dispor de jantes mais largas OZ Racing Leggera em combinação com pneus de pista Pirelli Trofeo R nas medidas 235/35/R19 à frente e 265/30/R19 atrás. O sistema de travagem da Brembo assegura a desaceleração eficaz.

De notar que este foi um dos carros utilizados para homologação e para os primeiros ensaios de imprensa no Reino Unido, com a Kia a decidir salvá-lo para outras finalidades, neste caso, a pista.

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