M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Antes de existirem os Mercedes Classe G e Unimog, já existia o Pinzgauer. Ambos foram criados pela mesma fábrica, com os dois primeiros a beneficiarem da experiência do segundo, que, apesar de não ser tão famoso mundialmente, é talvez o melhor TT do mundo.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Sim, melhor ainda que outros automóveis concebidos para o puro todo-o-terreno como o Land Rover, o Jeep CJ e Wrangler ou o UMM. O Pinzgauer foi criado em 1971, mas ainda sai das linhas de montagem, continuando a ser um dos modelos preferidos das forças armadas, de segurança e salvamento em todo o mundo.

Este Pinzgauer de 1972 é um 710M SARPinz, basicamente o topo de gama da altura, e é utilizado pelos Serviços de Emergência e Salvamento na zona de Seattle, no noroeste dos Estados Unidos. O seu atual proprietário, Brandon Powell, faz-lhe modificações constantes, tendo-o comprado ao Exército Suíço. Tem capacidade para transportar 10 pessoas no interior, percorrendo qualquer terreno graças ao seu potente motor de 130 cv.

O Pinzgauer foi criado pela austríaca Steyr-Daimler-Puch para servir como veículo militar, mas muito do seu sucesso deve-se ao interesse do público civil no versátil modelo 4×4. Existe também uma versão pesada com seis rodas motrizes. As capacidades que fazem dele o melhor TT do mundo incluem ângulos de ataque de 38 e 45 graus, respetivamente, que lhe permitem passar sobre qualquer obstáculo, subir uma inclinação de 45 graus, ou atravessar rios até uma profundidade de 70 cm. Pode transportar até uma tonelada de peso no seu interior, incluindo condutor e carga. Originalmente, usava motores refrigerados a ar feitos pela Steyr, mas depois passou a usar o Diesel de seis cilindros partilhado pela Volkswagen e Volvo.

Foi extensivamente redesenhado nos anos 80, com a nova geração a chegar ao mercado em 1986. A Steyr-Daimler-Puch continuou a produzi-lo até 2001, quando o novo acionista principal, a Magna, vendeu os seus direitos de fabrico a uma empresa britânica que foi depois integrada no conglomerado BAE Systems, um dos principais produtores de veículos e máquinas para uso militar do Reino Unido. A BAE Systems está a avaliar a possibilidade de redesenhar o Pinzgauer mais uma vez, para produzi-o na África do Sul.

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