M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
As autocaravanas estão a ser cada vez mais procuradas pelo grande público que procura uma alternativa que lhes permita passar férias longe de casa, por baixo custo e sem estarem dependentes de horários de aviões, disponibilidades de quartos e limitações de excursões. A prova disso são os números pela Federação Europeia de Caravanismo, que apontam para um aumento constante nos últimos anos.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Em 2016, foram vendidas 96 mil autocaravanas na Europa, um número que saltou para os 110 mil exemplares (mais 14,8 por cento) em 2017 e para quase 125 mil em 2018 (mais 12,8 por cento). Os principais mercados europeus continuam a ser Alemanha, França e Reino Unido, onde o caravanismo faz parte da cultura local, mas também se registaram subidas significativas em mercados como Espanha, Itália, Dinamarca, Eslovénia… e Portugal. As autocaravanas são preferidas em relação às caravanas com atrelado, uma vez, desde que não ultrapassem os 3500 kg de peso bruto, as autocaravanas podem ser conduzidas por qualquer pessoa com uma carta de condução normal (B), enquanto as caravanas com atrelado necessitam de uma carta de condução para ligeiros com reboque (B+E).

Esta procura por autocaravanas permitiu a outro setor desta indústria dar um salto. Para quem não tem condições de viajar frequentemente, comprar uma autocaravana seria um desperdício de recursos, mas os serviços de aluguer deste tipo de veículos também beneficiaram desta procura, permitindo a um casal ou um pequeno grupo de pessoas viajar durante alguns dias e pernoitar onde quiserem, sem os custos de um quarto de hotel. Uma das principais empresas do mercado europeu é a Indie Campers, uma empresa portuguesa que opera em 12 países diferentes, com uma grande variedade de escolhas, desde os 49 euros por dia.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.