M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Tal como muitos jovens casais americanos, Ben e Maeg Poirier estavam ocupados a trabalhar para pagar a dívida bancária dos empréstimos estudantis, num país onde um curso superior pode custar dezenas ou até centenas de milhares de euros. Ambos queriam estar livres desta preocupação e poder viver fora a vida sem livres de obrigações. E agora conseguiram, deixando tudo para trás e transformando um antigo autocarro de prisão numa casa móvel.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Para poderem viver a vida com que sonhavam, alteraram completamente os seus hábitos diários para poder pagar a dívida, e com o dinheiro que sobrou adquiriram um autocarro Chevrolet B6P, que serviu como veículo de transporte de prisioneiros e centro móvel de operações entre 1989 e 2013 ao serviço do estado da Virginia, nos Estados Unidos. No entanto, durante todo esse tempo, acumulou pouco mais que 30 mil quilómetros, pelo que servia perfeitamente para Ben e Maeg transformarem em realidade o seu sonho de terem uma casa móvel, viajando constantemente com uma vida frugal.

O autocarro foi comprado em 2016, mas só neste verão conseguiram terminar o trabalho de conversão, aproveitando ao máximo os 15 metros quadrados do interior. Todo o trabalho para transformar o autocarro de prisão numa casa foi feito pelo casal Poirier, mas estes conseguiram aproveitar alguns elementos, incluindo um gerador e tomadas elétricas espalhadas, da era em que foi usado em operações policiais. De resto, Ben aproveitou a sua experiência na indústria madeireira para reciclar toda a madeira usada, e foram instalados elementos como um fogão a lenha, painéis solares, dois reservatórios de água de 150 litros e um lavatório de compostagem.

O custo total da aquisição e transformação do autocarro foi de 26 mil dólares (22.500 euros), muito menos que o preço de uma casa nova nos Estados Unidos. Ben e Maeg agora viajam no seu antigo autocarro de prisão, com o passado do veículo completamente apagado pela decoração, e ganham dinheiro explicando como viver fora da rede e trabalhando em web design.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.