M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Nos Estados Unidos, os autocarros escolares têm o tamanho necessário para serem transformados em casas sobre as rodas. Requerem sempre algum trabalho de restauro e transformação, mas o resultado final tem muitas vezes mais espaço que uma autocaravana, tanto por dentro como por fora. E é assim que surgem soluções originais para dar energia ao autocarro, como os painéis solares usados por Michael Fuehrer para todos os sistemas elétricos do seu autocarro, a que chamou Navigation Nowhere.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O nome do seu autocarro, “navegação para lado nenhum”, foi escolhido porque Michael gosta de viajar sem destino pelos Estados Unidos. E porque quereria ele preocupar-se para onde viaja, quando tem tudo o que precisa na sua casa móvel? Com 10 metros e meio de comprimento, o seu Thomas Freightliner de 2004 foi comprado em 2016 e demorou nove meses a transformar numa habitação móvel funcional. No exterior, aproveitou para colocar tudo o que precisa para cozinhar, assim como uma “garagem” para guardar ferramentas, aberta na secção traseira (que inclui uma câmara de estacionamento). Também montou, no tejadilho, painéis solares e uma “varanda”.

O interior tem uma área total de 13 metros quadrados, mas Michael aproveitou bem todo esses espaço. Todos os sofás podem ser transformados em cama, para poder receber convidados, pelo que seis pessoas podem dormir no autocarro sem problemas. Os sofãs também servem para guardar objetos no interior. A casa de banho tem espaço para um duche e uma retrete de compostagem. Para a cozinha, conta com um frigorífico, um tanque de água de 480 litros e um reservatório de 110 litros de gás propano.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.