Publicidade Continue a leitura a seguir

Bicicleta elétrica dobrável: da Holanda para as cidades portuguesas

Publicidade Continue a leitura a seguir

As bicicletas dobráveis são uma forma eficiente de combinar meios de transporte, dado que permitem que sejam transportadas na bagageira de um automóvel (com o benefício de ocuparem pouco espaço) e darem uma grande liberdade na mobilidade do seu utilizador. Isso é, especialmente, útil para percorrer as últimas distâncias de um trajeto (os últimos dois ou três quilómetros) e de entrar em Zonas de Baixas Emissões sem qualquer problema.

Neste espírito, o automóvel fica estacionado mais longe e a bicicleta, que foi tirada da bagageira do carro onde estava arrumada de modo compacto, dá-lhe o complemento de transporte de que necessita para chegar ao trabalho, por exemplo.

A “The Fietsen Shop”, estabelecimento de venda de bicicletas maioritariamente holandesas localizado em Lisboa, levou-nos a conhecer um dos seus mais recentes modelos de bicicleta elétrica dobrável, a Lacros Scamper S400.

Motor 250 W Bafang

A bicicleta está equipada com um motor de roda traseira de 250 W da marca Bafang. Com dobradiças robustas, suspensão flexível do garfo dianteiro e uma bateria de iões de lítio de 36 V e 10.4 Ah, esta bicicleta elétrica dobrável mostrou-se muito fácil de conduzir, dotada de uma grande manobrabilidade e estabilidade, permitindo fazer curvas apertadas com todo o equilíbrio.

É uma bicicleta que transmite ao seu utilizador uma facilidade de controle do veículo. A ergonomia do pedalar foi outra característica que apreciámos, com a assistência elétrica a permitir, segundo o fabricante, autonomias padrão em torno de uma faixa de 30-40 km.

A bateria é removível e protegida por um cadeado. Um carregador está incluído com a bicicleta.

A bicicleta pode ser atualizada com uma bateria de 13 Ah ou 17,5 Ah (em vez da standard 10.4 Ah) para alcances maiores: a bateria de 13 Ah proporciona uma autonomia entre 40-80 km, ao passo que a bateria de 17,5 Ah eleva o alcance até aos 60-100 km, de acordo com a utilização e o nível de declives.

A Scamper S400 vem equipada de série com uma suspensão da forquilha dianteira RST Carve para maior conforto durante a condução. Um espigão de selim com suspensão está disponível como opcional.

A Scamper S400 está equipada com travões de disco Tektro para uma travagem mais rápida e menos brusca.

O ecrã LCD está localizado no guiador, sendo aí que a assistência elétrica pode ser ajustada. Ao todo, há 9 posições de assistência, geridas através de dois botões na unidade de comando.

O ecrã dá diversas informações, como velocidade, distância e utilização da bateria. Acima de 25 km/h, a assistência elétrica cessa, por imposição legal.

A bicicleta possui uma conexão USB na parte traseira, uma utilidade para o caso de necessitar de carregar o seu telemóvel enquanto circula.

Em síntese: o contacto dinâmico que tivemos com esta bicicleta deixou-nos convencidos das vantagens da sua utilização num contexto de mobilidade ou de intermodalidade. Apenas o seu peso se afigura como elevado (22 kg sem a bateria), pelo que é apenas uma solução para ter na bagageira do carro e usá-la quando necessário; andar com esta bicicleta “às costas” não é boa ideia, dado o seu peso.

☰ Ficha técnica ☰