Não, não são imagens de um filme de ficção científica. O Volkswagen XL1 existiu realmente, em edição ultra-limitada a apenas 250 exemplares. Um dos quais, numa raríssima pintura Sunset Red e com apenas 20.000 km percorridos desde que saiu da fábrica em 2015, vai a leilão pela mão da SBX Cars.

 

O Volkswagen XL1 é uma evolução do L1 apresentado 2009, com a ideia de se afirmar como automóvel com motor Diesel mais ecológico possível; faz 100 quilómetros só com litro de combustível.

Produzidos para comercialização em 2013, os XL1 contavam com uma motorização híbrida plug-in, que combina um bloco elétrico a um motor Diesel de 2 cilindros e 829 cc, para um rendimento máximo de 69 cv e 140 Nm de binário máximo.

O motor elétrico é alimentado por uma bateria de iões de lítio com 5,5 kWh de capacidade, autorizando autonomia para cerca 50 km.

As poucas unidades fabricadas foram destinadas a clientes selecionados da marca, todos com apenas dois lugares e espetaculares portas de abertura vertical. Este poderá ser seu, embora não seja ainda conhecido o valor de licitação.