Xiaomi perde quase 10 mil euros em cada SU7 e é assumido

11/04/2024

A Xiaomi marcou acertou na “mouche” com o SU7: foi um sucesso total. No entanto, algo tão avassalador pode ter consequências negativas e isso é que, além dos problemas que já vieram à tona (enormes tempos de espera, devoluções de depósitos), há outro importante: a empresa vai perder dinheiro (muito dinheiro) com cada unidade vendida.

O que torna a situação ainda estranha é o facto da empresa já o saber de antemão e, no entanto, continuar a assobiar para o lado como se nada fosse. Tudo veio à tona com um relatório da Reuters, que há alguns dias comunicou como o lançamento do Xiaomi SU7 havia contribuído para aumentar consideravelmente o valor da empresa, até 4.000 milhões de dólares, colocando-a no campo de referências do setor, com a Ford e a General Motors.


Embora fosse difícil avaliar o impacto do lançamento do modelo, era evidente que, assim que o preço fosse anunciado, as pessoas estariam ansiosas por comprar o carro chinês, mas a realidade excedeu em muito as expetativas.

Apenas nas primeiras 24 horas após a abertura das reservas, a empresa recebeu nada mais, nada menos do que 88.898 encomendas (bem, pré-encomendas que permitem aos compradores fazer um depósito que podem recuperar se mudarem de ideias mais tarde), em pouco mais de 100.000, e nos primeiros dois dias já tinha coberto mais de um ano de produção.
Logicamente, isto teve consequências importantes, como o facto de os clientes que demoraram mais tempo a fazer a sua reserva terem sido informados de que, dependendo da variante do modelo escolhido, o tempo de espera para a entrega poderia variar entre 4 e 7 meses.

É por isso que a Xiaomi pediu aos seus fornecedores para aumentarem a sua capacidade de fornecimento, com o objetivo de aumentar consideravelmente a produção do SU7: em março era de 3.000 unidades por mês, em maio espera-se que seja de 6.000 e o objetivo é fixar-se em 10.000 unidades por mês, embora pareça que o número mais realista seja 60.000 por ano.


De acordo com a Reuters, os analistas da City Research calcularam que, por unidade vendida, a empresa perderá cerca de 10.000 euros. Com 60.000 exemplares por ano, o prejuízo líquido seria 525 milhões de euros. Pode parecer uma loucura, mas é algo que a Xiaomi pode aceitar, pois vê isto como um investimento, um custo que não se importa de pagar para entrar no mercado dos carros elétricos e criar um nicho para si própria.

Para fazer barulho, a opção por um preço tão baixo, de apenas 28.000 euros para a versão de entrada, significou uma grande redução do preço dos seus rivais, o que a ajudou a fazer barulho e a pôr toda a gente a falar do seu carro. Além disso, permite que um grande número de unidades seja posto em circulação com relativa rapidez, o que lhe dá visibilidade.
Suportar perdas nas fases iniciais para alcançar o posicionamento é gerível, uma vez que a Xiaomi pode compensar com os lucros das suas outras divisões.