M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Este até podia ser o próximo filme da Disney, uma mistura de Cars com Toy Story. Os portugueses vão de férias e deixam os carros sozinhos em casa. O que é que estes carros fazem enquanto os seus donos vão para longe? Fazem as suas próprias férias, tomam banhos de piscina e aproveitam as noites quentes para umas festas com os amigos. Este é o futuro criado pelo artista Chris Labrooy.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Esta não é a primeira vez que este artista conceptual cria um mundo vivo populado apenas por automóveis. Desta vez, Chris Labrooy procurou juntar veículos famosos oriundos de mundos automóveis diferentes, com as suas carroçarias modificadas para se poderem comportarem como automóveis capazes de falar. Outros equipados com insufláveis para poderem nadar na piscina, e o elenco inclui um Chevrolet Corvette, um BMW 3.0 CSL, um Pontiac Catalina, dois Porsche 911 e um Mercedes SL “pagode”, entre outros exemplares. E cada veículo tem personalidade própria, mesmo que todos tenham uma origem clássica.

O filme de Chris Labrooy é curto, mas cheio de momentos de plena energia. Sem seres humanos à volta, os automóveis divertem-se por si, tirando partido de infraestruturas que normalmente só seriam usadas por pessoas. É um caso raro de carros que não têm medo da água. E embora este vídeo não esteja disponível no Youtube, está a ser um sucesso no site vídeo alternativo Vimeo, onde se tornou um sucesso viral, como podem comprovar já a seguir. E talvez não demore muito para isto acontecer na realidade. Afinal, o que poderia acontecer se os automóveis autónomos fossem capazes de pensar por si próprios, quando não têm onde ir?

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.