M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Um buggy é sempre um automóvel diferente, feito de propósito para a diversão longe das estradas. Mas no fundo são quase todos iguais, usando o chassis e motor do VW Carocha clássico e uma carroçaria de plástico. Raramente chegam aos 50 cv e os seus limites são mais que conhecidos. O que fazia falta era um buggy capaz de andar a velocidades capazes de acabar com uma duna. E agora já temos um: o Reboot.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Reboot Buggy é talvez o buggy mais selvagem de todos os tempos. Os buggy VW já têm carroçarias mínimas, mal protegendo os ocupantes do interior. Mas aqui quase não há carroçaria, só um chassis completamente exposto, pneus muito grandes e um potente motor V8, igual ao usado no Chevrolet Corvette. Com 6,2 litros e 470 cv de potência, promete andar a rasgar pelo deserto sem piedade. Mas se quiser, também pode usá-lo para ir ao trabalho, garantindo que vai parar o trânsito.

Concebido pelo excêntrico engenheiro Joey Ruiter, o Reboot tem uma distância entre eixos de 3,2 metros, e não passa dos 3,7 metros de comprimento, pois os pneus também servem como cantos deste buggy. A suspensão de braços duplos tem amortecedores King Coil com uma amplitude de 66 cm, para lidar com qualquer obstáculo que apareça pela frente, e as rodas calçam pneus Yokohama Geolander de 40 polegadas.

Para andar muito tempo pelo deserto, o motor Chevrolet é alimentado por um reservatório de combustível de 1800 litros, o que lhe dá um peso total de 1385 kg, elevado para um buggy, não fosse ter quase 10 vezes mais potência que o normal. Uma caixa automática transfere todos os cavalos para as rodas traseiras (não precisa de quatro rodas motrizes) através de um diferencial Ford com redutoras Detroit Truetrac. Só este exemplar vai existir, e está à venda por 96 mil euros.

 

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