M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Andar a céu aberto num carro com um motor potente, enquanto se houve o “Born to be wild” a tocar na rádio. Parece uma ideia puramente americana, mas na verdade vem do Japão. Mostrando que os japoneses também sabem juntar automóveis e rock ‘n’ roll, a Mitsuoka, um pequeno construtor nipónico, criou um modelo de homenagem à cultura americana, incluindo o surf, a música rock e o Chevrolet Corvette. O resultado chama-se Rock Star. E não pode comprar um, porque os 50 automóveis que a marca queria comprar já foram todos vendidos, e não vai haver mais.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Para quem já conhece o nome Mitsuoka, deve lembrar-se de algumas transformações de gosto estético duvidoso, para tentar transformar banais automóveis familiares em réplicas não muito fiéis de carros europeus clássicos dos anos 50 e 60. No entanto, nos últimos anos, tem vindo a melhorar a qualidade dos seus designs, como é provado pelo Rock Star. E embora o Newt (Nissan Micra transformado em Jaguar Mark II) e Galue (Toyota Corolla com ares de Rolls-Royce) ainda não ganhem prémios de beleza, o Himiko (parecido com um Morgan Aero 8) e o Rock Star, ambos baseados no Mazda MX-5, já são exercícios bem conseguidos.

O Rock Star tem uma carroçaria inspirada no Corvette Sting Ray de 1963, mas adaptada às dimensões compactas do Mazda MX-5. A Mitsuoka não aproveitou num um único painel do modelo de origem, parecendo um automóvel completamente diferente. No interior, apenas se diferencia do MX-5 pelas decorações, como os revestimentos do banco, da consola central e do volante, enquanto o ecrã tátil e o painel de instrumentos são iguais. Mecanicamente, não há qualquer alteração, pois mantém a suspensão e travões de origem, bem como o motor 1.5 de 130 cv, com caixa manual. Apesar disso, o custo da transformação da Mitsuoka não foi barato, com os preços a começar no 4.688.200 ienes (cerca de 37 mil euros), quando em Portugal o Mazda MX-5 custa pouco mais de 25 mil.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.