M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Patagónia é um dos lugares mais longínquos da Terra. Mesmo no seu país, a Argentina, esta região fica longe dos principais centros urbanos, e é um local onde apenas as pessoas mais adaptadas e melhor preparadas podem sobreviver. Mesmo num veículo todo-o-terreno, fazer uma viagem para uma região como esta ia ter dificuldades. É por isso que a GXV criou o veículo exploratório Patagonia, com todas as ferramentas necessárias para sobreviver durante vários dias na região do mesmo nome.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A GXV tem vários veículos exploratórios na sua gama, combinando um chassis preparado para atravessar qualquer tipo de terreno com uma área habitável que é quase uma pequena casa, com o mesmo nível de conforto de uma autocaravana. A Patagonia não é o modelo mais luxuoso (como o Safari Extreme) nem o mais hardcore (como o Pangea), mas é talvez o mais prático da gama. Está disponível com uma variedade de bases mecânicas, incluindo Kenworth, Freightliner, Mercedes-Benz ou MAN, e permite-lhe escolher entre um comprimento de 5,3 e 8,8 metros.

Para montar a parte habitável, é adicionado um sistema de gestão de energia cinética, para melhor estabilidade de todo o conjunto. A porta de entrada exterior tem degraus ativados eletricamente, e também pode aceder à caravana a partir da cabine. Todas as janelas, incluindo a clarabóia superior, têm vários níveis de isolamento, protegendo contra ruídos, temperatura exterior e até insetos. Há até espaço para uma pequena garagem, onde pode levar um quadriciclo de todo-o-terreno.

A zona habitável da Patagonia tem 5,2 metros de comprimento, 2,3 de largura e dois metros de altura. A cozinha oferece espaço suficiente para montar um fogão de dois bicos, um forno micro-ondas, pia metálica e vários armários. No mesmo espaço, tem uma mesa para quatro pessoas que pode ser convertida numa segunda área para dormir. A área residencial principal tem uma cama com um colchão de 2 por 1,5 metros, luzes de leitura em LED, arrumação de objetos debaixo da cama e uma casa de banho com chuveiro. Um filtro bacteriológico de água pode ser instalado como extra, assim como um segundo chuveiro e uma cama com beliches.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.