M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Há muito tempo que as pickups deixaram de ser apenas veículos de trabalho, mas raramente são vistos como carros de alta performance. Apesar disso, a casa de tuning Hennessey Performance tem uma apreciação particular por estes automóveis e a sua família Velociraptor continua a crescer, ganhando agora uma variante ultrarrápida da Ford Ranger, denominada Velociraptor Ranger.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Baseado na versão americana do Ford Ranger, em vez do 2.0 Twin Turbo Diesel de 210 cv, usa o motor 2.3 Ecoboost a gasolina de 270 cv, mas aqui ganhando um novo coletor de admissão para enviar mais ar para os cilindros, novo escape e eletrónica reprogramada, garantindo um aumento de potência para 350 cv, enquanto o binário salta para os 520 Nm. Assim, a Velociraptor Ranger consegue atingir os 100 km/h em apenas 6,3 segundos, fazendo invejas a muitos automóveis.

O tuning da Hennessey Performance não passa só pelo motor, e uma pickup necessita de modificações ao chassis para poder lidar com a potência adicional e manter ou até melhorar a sua estabilidade em curva e aderência em aceleração. Neste caso, a Velociraptor Ranger inclui um kit de suspensão que aumenta a altura ao solo em 10 centímetros, e que pode ser combinada com jantes de 17 polegadas e pneus de todo-o-terreno, ficando 15 cm mais alta que a Ranger original, no total. A Hennessey também propõe grupos óticos com iluminações em LED para o tejadilho.

A Hennessey vai produzir 500 unidades da Velociraptor Ranger a um preço de 64.950 dólares (57.800 euros), com esta sua nova criação a juntar-se à Velociraptor 6×6 de seis rodas, baseada na F-150 Raptor.