O Wolverine foi baseado num M151A2, evolução do projeto militar M151. Embora pareça um Jeep, este carro foi originalmente concebido pela Ford em 1951 e rapidamente passou a ser conhecido como Mutt (“rafeiro”). Quando o carro foi evoluído em 1968, com a designação “A2” adicionado ao código, a produção passou a estar a carga da AM General, na altura propriedade da AMC/Jeep, e que anos depois se tornaria a criadora do lendário Hummer.
O M151A2 passou a contar com uma nova suspensão traseira, com braço transversal parcial, que resolveu um problema de segurança do modelo original. Como o M151 passou a usar um motor 2.3 mais potente que o Jeep original, com 71 cv, os motoristas das forças armadas não souberam lidar com esta potência adicional e tinham tendência para capotar. Com a nova suspensão, ficaram mais seguros, e anos depois, estes carros acabaram adquiridos por civis que descobriram que eram muito divertidos de conduzir. Só não é legal andar com eles na estrada.
É daí que surge o Wolverine. Este modelo teve uma produção limitada, feita por um pequeno preparador da Florida, que modificou alguns M151A2. Este exemplar de 1975 foi reconstruído há menos de uma década, com o chassis cortado em 25 cm, para melhorar os ângulos de entrada e saída. Recebeu também um kit para atravessar rios, até uma profundidade de um metro e meio, um rollbar, cobertura e bancos desportivos com cintos de cinco pontos. Mantém o motor de 71 cv, que pode não parecer muito, mas tem força suficiente a baixa rotação para lidar com os seus 1135 kg de peso.
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