O primeiro confinamento em solo europeu, motivado pela Covid-19, deu-se a 22 de fevereiro de 2020 na região italiana da Lombardia. Agora partilhada, a imagem de um mapa do Google datado daqueles dias mostra como se tentou impedir a disseminação do novo coronavírus com o encerramento de (quase) todas as estradas da cidade de Codogno.

Após o agravamento da situação em muitos países, Itália começava também a sentir os efeitos devastadores da chegada da Covid-19 ao seu território. A primeira a ser afetada foi a província de Lodi, na Lombardia, naquela que seria a primeira de muitas a tentar conter os efeitos da pandemia recorrendo a ordens estritas e rigorosas para se permanecer em casa – o primeiro confinamento da Europa estava em vigor.

Na pequena cidade de Codogno, as autoridades foram mais duras e impuseram bloqueios rodoviários em quase todas as direções, com dezenas de carros da polícia a controlar minuciosamente as deslocações de pessoas para fora das regiões afetadas – as quais estavam proibidas.

Quase um ano depois, um ‘printscreen’ da aplicação Google Maps no smartphone, foi partilhada no Reddit, expondo com rigor o isolamento a que a cidade de Codogno foi votada naqueles dias, com barreiras policiais a controlarem o movimento nas estradas no dia 24 de fevereiro de 2020, precisamente dois dias depois de se ter imposto o ‘lockdown’ naquela região. Sabe-se hoje que as restrições acabariam por ser pouco eficazes em virtude do alastramento do vírus já naquela data bem para lá dos limites daquela que ficou conhecida por ‘zona vermelha’.

24/02/2020, Codogno, first city in Italy to lock down. from GoogleMaps