Para os entusiastas da competição automóvel, Ekström praticamente dispensa apresentações graças ao seu percurso notável ao longo de mais de 25 anos de carreira, tendo participações e triunfos em modalidades tão dispares como o Campeonato Alemão de Turismo (DTM) ou o Mundial de Rallycross (WRX), no qual fundou a sua equipa, a EKS.
A partir de agora, esta união abrirá portas à inovação nos carros de corrida. Estando a CUPRA confiante de que o futuro da competição reside no uso de propulsão alternativa, os engenheiros da marca irão trabalhar com Mattias Ekström nos testes do CUPRA e-Racer e no desenvolvimento de futuros veículos elétricos de corrida.
“Para mim, juntar-me à CUPRA é natural. Depois de uma corrida dedicada ao mundo do automobilismo em que explorei todos os formatos de motores de combustão, o meu desejo era passar para a competição elétrica com a CUPRA, pioneira neste segmento desde a sua criação”, refere o novo embaixador da marca de Barcelona.
Visão integrada
O e-Racer é apenas o primeiro exemplo do potencial da marca na competição elétrica, com Antonino Labate, diretor de Estratégia, Desenvolvimento de Negócio e Operações da CUPRA, a garantir que a “estratégia de competição da CUPRA concentrar-se-á na propulsão elétrica. Vamos aproveitar a experiência de Mattias e o seu domínio de inovação no automobilismo para redefinir o futuro das corridas e desenvolver novas experiências em torno do automobilismo a nível global.A ideia passará, também, por transpor os ensinamentos da competição elétrica para os carros de estrada, como sucede atualmente com os veículos com motor de combustão interna. No ano passado, a CUPRA apresentou o primeiro turismo de competição 100% elétrico do mundo, o CUPRA e-Racer, com 300 kW de potência contínua e até 500 kW (680 CV) de potência máxima. Atinge uma velocidade máxima de 270 km/h, acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,2 segundos e vai dos zero aos 200 km/h em 8,2 segundos.
Já no último Salão de Genebra, foi apresentado o primeiro modelo desenvolvido pela marca, o CUPRA Formentor. Este protótipo, que personifica o futuro da marca, conta com um motor híbrido Plug-in de alto desempenho, estando a sua comercialização prevista para 2020. Mas, também em Frankfurt, além de apresentar Ekström como o seu novo embaixador, a CUPRA irá também expor um novo protótipo totalmente elétrico. É um veículo de alta performance que combina o perfil de um crossover de quatro portas, a estatura de um SUV e a elegância de um coupé desportivo.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.