Mattias Ekström vai ser embaixador de ‘alta voltagem’ da CUPRA

27/08/2019

Mattias Ekström, um dos pilotos mais experientes e versáteis do panorama internacional, assinou contrato com a CUPRA para se tornar no novo embaixador da marca espanhola de desportivos. Aprofundando o seu papel, o piloto sueco terá ainda a responsabilidade de conduzir a estratégia de competição elétrica da CUPRA e será piloto oficial do e-Racer.

Para os entusiastas da competição automóvel, Ekström praticamente dispensa apresentações graças ao seu percurso notável ao longo de mais de 25 anos de carreira, tendo participações e triunfos em modalidades tão dispares como o Campeonato Alemão de Turismo (DTM) ou o Mundial de Rallycross (WRX), no qual fundou a sua equipa, a EKS.

A partir de agora, esta união abrirá portas à inovação nos carros de corrida. Estando a CUPRA confiante de que o futuro da competição reside no uso de propulsão alternativa, os engenheiros da marca irão trabalhar com Mattias Ekström nos testes do CUPRA e-Racer e no desenvolvimento de futuros veículos elétricos de corrida.

“Para mim, juntar-me à CUPRA é natural. Depois de uma corrida dedicada ao mundo do automobilismo em que explorei todos os formatos de motores de combustão, o meu desejo era passar para a competição elétrica com a CUPRA, pioneira neste segmento desde a sua criação”, refere o novo embaixador da marca de Barcelona.

Visão integrada

O e-Racer é apenas o primeiro exemplo do potencial da marca na competição elétrica, com Antonino Labate, diretor de Estratégia, Desenvolvimento de Negócio e Operações da CUPRA, a garantir que a “estratégia de competição da CUPRA concentrar-se-á na propulsão elétrica. Vamos aproveitar a experiência de Mattias e o seu domínio de inovação no automobilismo para redefinir o futuro das corridas e desenvolver novas experiências em torno do automobilismo a nível global.
a carregar vídeo

A ideia passará, também, por transpor os ensinamentos da competição elétrica para os carros de estrada, como sucede atualmente com os veículos com motor de combustão interna. No ano passado, a CUPRA apresentou o primeiro turismo de competição 100% elétrico do mundo, o CUPRA e-Racer, com 300 kW de potência contínua e até 500 kW (680 CV) de potência máxima. Atinge uma velocidade máxima de 270 km/h, acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,2 segundos e vai dos zero aos 200 km/h em 8,2 segundos.

Já no último Salão de Genebra, foi apresentado o primeiro modelo desenvolvido pela marca, o CUPRA Formentor. Este protótipo, que personifica o futuro da marca, conta com um motor híbrido Plug-in de alto desempenho, estando a sua comercialização prevista para 2020. Mas, também em Frankfurt, além de apresentar Ekström como o seu novo embaixador, a CUPRA irá também expor um novo protótipo totalmente elétrico. É um veículo de alta performance que combina o perfil de um crossover de quatro portas, a estatura de um SUV e a elegância de um coupé desportivo.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.