Numa medida com duplo propósito – lutar contra o excesso de peso da população e motivar o recurso a meios de mobilidade suave –, o Governo inglês vai incentivar os médicos do Serviço Nacional de Saúde local (NHS, na sigla original) a prescreverem a utilização de bicicleta como forma de travar o aumento de peso dos doentes em risco.

Sabendo-se que a obesidade e excesso de peso podem ser condições auxiliares para o desenvolvimento de problemas de saúde graves, sobretudo num contexto de pandemia de Covid-19, o Governo britânico, liderado pelo primeiro-ministro Boris Johnson, anunciou uma série de medidas que visam precisamente incentivar o estilo de vida saudável com recurso ao ciclismo.

Para tal, os médicos poderão prescrever uma receita para a aquisição de bicicletas por parte desses doentes com excesso de peso, ao abrigo de um plano a que deu o nome de ‘Melhor Saúde’, de acordo com o Daily Mail.

Ao abrigo dessa receita haverá um subsídio para a aquisição de bicicletas (incluindo as elétricas) para que as pessoas possam adotar um estilo de vida mais ativo e longe do sedentarismo, enquanto todos os ingleses (a medida apenas estará em vigor em Inglaterra) poderão candidatar-se a um ‘voucher’ de desconto de 50 libras para a reparação ou manutenção das suas bicicletas em diversas lojas aderentes.

No total, o Governo deverá gastar algo como dois mil milhões de libras para incentivar estes meios de mobilidade na luta, também, contra a obesidade.