Mega-leilão com mais de 130 carros clássicos em Portugal

22/05/2019

Uma das maiores e mais valiosas coleções de automóveis clássicos atualmente existentes em Portugal vai a leilão em setembro, num evento que será organizado pela leiloeira RM Sotheby’s, com mais de 130 veículos à espera de novo proprietário.

A coleção é apresentada pela RM Sotheby’s como a Coleção Sáragga, compreendendo mais de 130 automóveis, alguns dos quais de grande raridade, estando o leilão agendado para o dia 21 de setembro, na Comporta. Atualmente, a Coleção Sáragga está localizada em Álcacer do Sal, refletindo o gosto eclético de Ricardo Sáragga, que iniciou esta sua coleção há mais de três décadas com alguns modelos raros da Mercedes-Benz.

Com o passar dos anos, a coleção foi crescendo, ultrapassando os 130 veículos, já com enorme diversidade de propostas e feitios: diversos Porsche exclusivos, clássicos pré-Guerra, modelos americanos e alguns microcarros contam-se nesta coleção, com valores que variam de forma díspar entre os 10 mil euros e os 800 mil euros.

Alguns dos modelos mais importantes desta coleção pertencem à Porsche, como são os casos do 911 RS 2.7 Touring de 1973, com matrícula nacional desde o primeiro dia, do 911 Carrera RS de 1992 com pintura vermelha ou um 911 GT3 RS de 2010. No total, da marca de Estugarda são 22 as unidades a leilão, com outro destaque a ser um 356 B de 1959.

Outros modelos de grande importância para os colecionadores também surgem na coleção, como um Bentley 8-Litre Tourer e um exclusivo Mercedes-Benz 600 Sedan by Chapron de 1966 com um tejadilho de vidro. Outros dos modelos que terão grande procura serão os Aston Martin DB9 LM de 2008 (com produção limitada a apenas 69 unidades) e um V8 Vantage AMR (apenas 200 produzidos), proposto a leilão com condição “quase nova”.

Depois, existem muitas outras marcas menos conhecidas, mas de importância elevada. Como exemplos, a RM Sotheby’s apresenta um Delahaye 135M Cabriolet by Chapron de 1939, que foi entregue novo em Portugal e que chegou a figurar nas fotografias de época do concessionário da Delahaye em Lisboa. Um raríssimo WD Denzel 1300 de 1955 também surge em leilão, acreditando-se que seja apenas um dos 30 ainda existentes, tendo pertencido a um aristocrata português (importador da Denzel) que participou em diversos eventos desportivos da época. Aquele que se considera ser o primeiro Jaguar E-Type entregue em Portugal também será proposto em leilão: trata-se de um E-Type Series 1 de 3.8 litros de 1961.

Apologista da utilização dos seus automóveis, o atual proprietário desta coleção garante que todos os modelos estão em condições de condução, tendo participado em diversos eventos de grande significância na vida de Sáragga, como os casamentos dos seus filhos.

“Muitos destes carros estão comigo há décadas e desempenharam um papel importante nalguns dos momentos mais importantes da minha vida e na da minha família. Por isso, a minha decisão de reduzir o tamanho da minha coleção e colocar estes carros à venda não foi fácil. No entanto, tenho prazer em utilizar os meus carros, pelo que quero concentrar-me num grupo mais pequeno”, afirmou o colecionador.

Fotos cedidas pela RM Sotheby’s (Tom Wood ©2019).

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.