As esperanças de uma retoma do mercado de automóveis novos em Portugal em 2021 estão, para já, arredadas, com o agravamento das medidas para a contenção da Covid-19 a terem como consequência uma quebra de 28,5% no mercado nacional em janeiro de 2021, quando comparado com o mesmo mês de 2020, então ainda sem vislumbre da situação de pandemia que entretanto se alastrou em todo o mundo.
De acordo com os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), foram matriculados em janeiro 12.512 veículos automóveis, o que se compara diretamente com os 17.504 automóveis matriculados em janeiro de 2020.
O mercado de automóveis ligeiros de passageiros foi o que mais caiu, com um decréscimo em termos homólogos de 30,5%, num total de 10.029 automóveis registados, com a ACAP a destacar que “esta queda não foi superior, porque no mês de janeiro foram matriculadas várias centenas de veículos híbridos, cujo imposto foi liquidado em 2020. Isto, devido ao agravamento do ISV, aprovado no Orçamento [do Estado] para 2021”.
No caso dos Veículos Ligeiros de Mercadorias (VCL), a quebra em termos homólogos foi de 19,2%, situando-se em 2098 unidades matriculadas, ao passo que no setor dos veículos pesados, no qual estão englobados os veículos de passageiros e de mercadorias, verificou-se uma queda de 20,8%, tendo sido comercializados 385 veículos desta categoria.
Peugeot foi líder de janeiroPor marcas, a Peugeot foi a líder do mercado em janeiro, com um total de 1354 unidades matriculadas em janeiro de 2021, uma queda de 15,6% face ao período homólogo. Ainda assim, a quota de mercado saiu bastante reforçada, com um valor de 13,50%, contra os 11,13% do primeiro mês de 2020.
Nas duas posições seguintes ficaram duas marcas alemãs do segmento premium, cabendo à Mercedes-Benz o segundo lugar, com 1223 unidades registadas (menos 16,3%), logo à frente da BMW, esta com 1129 registos, um valor melhor do que o do mesmo mês de 2020. A marca bávara tem um crescimento de 5,2%, sendo a Toyota, na quarta posição, outra marca com um arranque positivo. A companhia japonesa cresce 12,8%, graças aos 723 automóveis matriculados (contra os 641 do mesmo mês de 2020).
Líder do mercado de forma contínua há mais de duas décadas, a Renault começou 2021 com um sexto lugar na tabela, colhendo apenas 565 registos numa quebra homóloga de 57,5%. A Hyundai segue-a de perto, com 539 unidades vendidas, num ténue crescimento de 1,1%.
Janeiro | |||||
Unidades | % | % no Mercado | |||
2021 | 2020 | Var. | 2021 | 2020 | |
Peugeot | 1 354 | 1 605 | -15,6 | 13,50 | 11,13 |
Mercedes-Benz | 1 223 | 1 461 | -16,3 | 12,19 | 10,13 |
BMW | 1 129 | 1 073 | 5,2 | 11,26 | 7,44 |
Toyota | 723 | 641 | 12,8 | 7,21 | 4,44 |
Renault | 565 | 1 330 | -57,5 | 5,63 | 9,22 |
Hyundai | 539 | 533 | 1,1 | 5,37 | 3,70 |
Volkswagen | 421 | 706 | -40,4 | 4,20 | 4,89 |
Seat | 402 | 824 | -51,2 | 4,01 | 5,71 |
Citroën | 400 | 887 | -54,9 | 3,99 | 6,15 |
Nissan | 329 | 882 | -62,7 | 3,28 | 6,12 |
Ford | 317 | 561 | -43,5 | 3,16 | 3,89 |
Fiat | 310 | 526 | -41,1 | 3,09 | 3,65 |
Volvo | 307 | 354 | -13,3 | 3,06 | 2,45 |
Opel | 296 | 630 | -53,0 | 2,95 | 4,37 |
Kia | 284 | 360 | -21,1 | 2,83 | 2,50 |
Audi | 254 | 314 | -19,1 | 2,53 | 2,18 |
Dacia | 233 | 445 | -47,6 | 2,32 | 3,09 |
Honda | 179 | 139 | 28,8 | 1,78 | 0,96 |
MINI | 165 | 204 | -19,1 | 1,65 | 1,41 |
Mazda | 98 | 132 | -25,8 | 0,98 | 0,92 |
Lexus | 95 | 43 | 120,9 | 0,95 | 0,30 |
Skoda | 92 | 121 | -24,0 | 0,92 | 0,84 |
Porsche | 58 | 95 | -38,9 | 0,58 | 0,66 |
DS | 55 | 59 | -6,8 | 0,55 | 0,41 |
Mitsubishi | 43 | 193 | -77,7 | 0,43 | 1,34 |
Jeep | 38 | 53 | -28,3 | 0,38 | 0,37 |
Land Rover | 27 | 63 | -57,1 | 0,27 | 0,44 |
Jaguar | 20 | 63 | -68,3 | 0,20 | 0,44 |
Smart | 20 | 51 | -60,8 | 0,20 | 0,35 |
Tesla | 15 | 33 | -54,5 | 0,15 | 0,23 |
Cupra | 9 | 0 | — | 0,09 | 0,00 |
Suzuki | 8 | 12 | -33,3 | 0,08 | 0,08 |
Maserati | 6 | 0 | — | 0,06 | 0,00 |
Alfa Romeo | 3 | 18 | -83,3 | 0,03 | 0,12 |
Lamborghini | 3 | 3 | 0,0 | 0,03 | 0,02 |
Bentley | 3 | 2 | 50,0 | 0,03 | 0,01 |
Ferrari | 2 | 4 | -50,0 | 0,02 | 0,03 |
Aston Martin | 2 | 0 | — | 0,02 | 0,00 |
Alpine | 1 | 3 | -66,7 | 0,01 | 0,02 |
Man | 1 | 0 | — | 0,01 | 0,00 |
Total | 10 029 | 14 423 | -30,5 | 100,00 | 100,00 |
Origem: AT | |||||
Fonte: ACAP |