O mercado de automóveis novos começou o ano de 2021 como terminou o anterior – em quebra. Refletindo os impactos de novas restrições impostas devido ao agravamento da situação pandémica em Portugal, registou-se uma quebra de 28,5% nas vendas de automóveis em janeiro, num resultado que acaba por não surpreender.

As esperanças de uma retoma do mercado de automóveis novos em Portugal em 2021 estão, para já, arredadas, com o agravamento das medidas para a contenção da Covid-19 a terem como consequência uma quebra de 28,5% no mercado nacional em janeiro de 2021, quando comparado com o mesmo mês de 2020, então ainda sem vislumbre da situação de pandemia que entretanto se alastrou em todo o mundo.

De acordo com os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), foram matriculados em janeiro 12.512 veículos automóveis, o que se compara diretamente com os 17.504 automóveis matriculados em janeiro de 2020.

O mercado de automóveis ligeiros de passageiros foi o que mais caiu, com um decréscimo em termos homólogos de 30,5%, num total de 10.029 automóveis registados, com a ACAP a destacar que “esta queda não foi superior, porque no mês de janeiro foram matriculadas várias centenas de veículos híbridos, cujo imposto foi liquidado em 2020. Isto, devido ao agravamento do ISV, aprovado no Orçamento [do Estado] para 2021”.

No caso dos Veículos Ligeiros de Mercadorias (VCL), a quebra em termos homólogos foi de 19,2%, situando-se em 2098 unidades matriculadas, ao passo que no setor dos veículos pesados, no qual estão englobados os veículos de passageiros e de mercadorias, verificou-se uma queda de 20,8%, tendo sido comercializados 385 veículos desta categoria.

Peugeot foi líder de janeiro

Por marcas, a Peugeot foi a líder do mercado em janeiro, com um total de 1354 unidades matriculadas em janeiro de 2021, uma queda de 15,6% face ao período homólogo. Ainda assim, a quota de mercado saiu bastante reforçada, com um valor de 13,50%, contra os 11,13% do primeiro mês de 2020.

Nas duas posições seguintes ficaram duas marcas alemãs do segmento premium, cabendo à Mercedes-Benz o segundo lugar, com 1223 unidades registadas (menos 16,3%), logo à frente da BMW, esta com 1129 registos, um valor melhor do que o do mesmo mês de 2020. A marca bávara tem um crescimento de 5,2%, sendo a Toyota, na quarta posição, outra marca com um arranque positivo. A companhia japonesa cresce 12,8%, graças aos 723 automóveis matriculados (contra os 641 do mesmo mês de 2020).

Líder do mercado de forma contínua há mais de duas décadas, a Renault começou 2021 com um sexto lugar na tabela, colhendo apenas 565 registos numa quebra homóloga de 57,5%. A Hyundai segue-a de perto, com 539 unidades vendidas, num ténue crescimento de 1,1%.

Janeiro
Unidades % % no Mercado
2021 2020 Var. 2021 2020
Peugeot 1 354 1 605 -15,6 13,50 11,13
Mercedes-Benz 1 223 1 461 -16,3 12,19 10,13
BMW 1 129 1 073 5,2 11,26 7,44
Toyota 723 641 12,8 7,21 4,44
Renault 565 1 330 -57,5 5,63 9,22
Hyundai 539 533 1,1 5,37 3,70
Volkswagen 421 706 -40,4 4,20 4,89
Seat 402 824 -51,2 4,01 5,71
Citroën 400 887 -54,9 3,99 6,15
Nissan 329 882 -62,7 3,28 6,12
Ford 317 561 -43,5 3,16 3,89
Fiat 310 526 -41,1 3,09 3,65
Volvo 307 354 -13,3 3,06 2,45
Opel 296 630 -53,0 2,95 4,37
Kia 284 360 -21,1 2,83 2,50
Audi 254 314 -19,1 2,53 2,18
Dacia 233 445 -47,6 2,32 3,09
Honda 179 139 28,8 1,78 0,96
MINI 165 204 -19,1 1,65 1,41
Mazda 98 132 -25,8 0,98 0,92
Lexus 95 43 120,9 0,95 0,30
Skoda 92 121 -24,0 0,92 0,84
Porsche 58 95 -38,9 0,58 0,66
DS 55 59 -6,8 0,55 0,41
Mitsubishi 43 193 -77,7 0,43 1,34
Jeep 38 53 -28,3 0,38 0,37
Land Rover 27 63 -57,1 0,27 0,44
Jaguar 20 63 -68,3 0,20 0,44
Smart 20 51 -60,8 0,20 0,35
Tesla 15 33 -54,5 0,15 0,23
Cupra 9 0 0,09 0,00
Suzuki 8 12 -33,3 0,08 0,08
Maserati 6 0 0,06 0,00
Alfa Romeo 3 18 -83,3 0,03 0,12
Lamborghini 3 3 0,0 0,03 0,02
Bentley 3 2 50,0 0,03 0,01
Ferrari 2 4 -50,0 0,02 0,03
Aston Martin 2 0 0,02 0,00
Alpine 1 3 -66,7 0,01 0,02
Man 1 0 0,01 0,00
Total 10 029 14 423 -30,5 100,00 100,00
Origem: AT
Fonte: ACAP