De acordo com os dados avançados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), este forte crescimento representou um total de 21.060 unidades matriculadas, superando, desta forma, o crescimento homólogo acumulado observado nos primeiros sete meses do corrente ano.
Em termos acumulados, de janeiro a julho de 2017, foram matriculados 169.476 veículos automóveis novos, o que representou um crescimento homólogo de 8,3%
Por segmento, os automóveis ligeiros de passageiros representaram um crescimento de 12,2% face ao mês de julho do ano passado, com um total de 17.544 automóveis matriculados. Já nos primeiros sete meses, as matrículas representaram 144.730 unidades, o que se traduziu numa variação positiva de 7,8% relativamente a período homólogo de 2016.
Quanto aos comerciais ligeiros, venderam-se 3.003 novos veículos comerciais ligeiros, o que representou um acréscimo de 7,1% no mês de julho, enquanto no cômputo do ano, o mercado leva um aumento de 11,8% face ao ano anterior, com um valor de 21.699 veículos.No que diz respeito ao mercado de veículos pesados, o qual engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, em julho de 2017 verificou-se um forte crescimento de 56,4% em relação ao mês homólogo do ano anterior, tendo sido comercializados 513 veículos desta categoria. Nos primeiros sete meses de 2017 as matrículas situaram-se em 3.047 unidades, o que representou um acréscimo de 7,8% relativamente ao período homólogo de 2016.
Renault sempre na frente, Opel e Dacia em ritmo forte
Por marcas, a Renault voltou a ser aquela que mais vendas registou no mês de julho, com 2.140 unidades matriculadas (crescendo 13,8%), mas não foi a marca francesa aquela que registou o maior crescimento na metade cimeira da tabela de vendas por marca. Um dos maiores crescimentos em termos homólogos foi o da Opel, que registou um aumento de 83,9% face a julho do ano passado, apenas superada pela subida registada pela Dacia, que cresceu 99,4%.
No cômputo dos sete primeiros meses do ano, a Renault segue na frente, isoladíssima, com um total de 20.669 unidades matriculadas, num crescimento homólogo de 23,8%, sendo também a única marca a ter uma quota de mercado com dois dígitos (acima dos 14%). Segue-se a Peugeot, com 13.775 matrículas de janeiro a julho (+8,8%), e a Volkswagen, com um total de 10.775 unidades registadas, ainda assim com um ligeiro decréscimo de 3,5%.
Não muito longe está a Mercedes-Benz, com um total de 10.362 unidades matriculadas (+6,1%), ao passo que BMW, na quinta posição, tem o mesmo número de carros matriculados em 2017 que tinha em 2016: 9.302. A Fiat aproxima-se com um total de 9.054 unidades, sendo aquela que no top 10 tem o maior crescimento atrás da Renault, com a marca italiana a subir 20,2%. Opel, Nissan, Citroën e Ford completam o top 10, todas elas com valores positivos de crescimento.
Julho | Janeiro a Julho | |||||
Unidades | % | Unidades | % | |||
2017 | 2016 | Var. | 2017 | 2016 | Var. | |
Renault | 2140 | 1881 | 13,8 | 20669 | 16698 | 23,8 |
Peugeot | 1541 | 1482 | 4,0 | 13775 | 12657 | 8,8 |
Volkswagen | 1006 | 1122 | -10,3 | 10775 | 11161 | -3,5 |
Mercedes-Benz | 1418 | 1230 | 15,3 | 10362 | 9770 | 6,1 |
BMW | 1070 | 1148 | -6,8 | 9302 | 9302 | 0,0 |
Fiat | 919 | 816 | 12,6 | 9054 | 7535 | 20,2 |
Opel | 1355 | 737 | 83,9 | 8699 | 8268 | 5,2 |
Nissan | 1081 | 1004 | 7,7 | 8374 | 7565 | 10,7 |
Citroën | 783 | 664 | 17,9 | 7124 | 6452 | 10,4 |
Ford | 569 | 674 | -15,6 | 5686 | 5346 | 6,4 |
Audi | 840 | 760 | 10,5 | 5632 | 5693 | -1,1 |
Seat | 724 | 851 | -14,9 | 5524 | 5373 | 2,8 |
Toyota | 565 | 506 | 11,7 | 5310 | 5190 | 2,3 |
Dacia | 724 | 363 | 99,4 | 3823 | 3156 | 21,1 |
Kia | 425 | 335 | 26,9 | 3433 | 3199 | 7,3 |
Volvo | 388 | 310 | 25,2 | 2884 | 2702 | 6,7 |
Hyundai | 328 | 269 | 21,9 | 2227 | 1603 | 38,9 |
Smart | 277 | 286 | -3,1 | 2000 | 1869 | 7,0 |
MINI | 321 | 196 | 63,8 | 1792 | 1710 | 4,8 |
Mazda | 255 | 184 | 38,6 | 1772 | 1591 | 11,4 |
Mitsubishi | 142 | 116 | 22,4 | 1463 | 1466 | -0,2 |
Skoda | 236 | 174 | 35,6 | 1458 | 1941 | -24,9 |
Honda | 95 | 162 | -41,4 | 783 | 1432 | -45,3 |
Land Rover | 103 | 65 | 58,5 | 640 | 584 | 9,6 |
Alfa Romeo | 74 | 57 | 29,8 | 591 | 469 | 26,0 |
Jaguar | 54 | 72 | -25,0 | 462 | 396 | 16,7 |
DS | 24 | 78 | -69,2 | 403 | 525 | -23,2 |
Lexus | 28 | 40 | -30,0 | 254 | 226 | 12,4 |
Suzuki | 35 | 18 | 94,4 | 226 | 126 | 79,4 |
Porsche | 18 | 8 | 125,0 | 132 | 73 | 80,8 |
Maserati | 1 | 2 | -50,0 | 37 | 22 | 68,2 |
Jeep | 0 | 17 | -100,0 | 32 | 111 | -71,2 |
Ferrari | 3 | 0 | … | 14 | 9 | 55,6 |
Aston Martin | 0 | 0 | … | 9 | 5 | 80,0 |
Bentley | 2 | 0 | … | 6 | 2 | 200,0 |
Lancia | 0 | 4 | -100,0 | 2 | 25 | -92,0 |
Lamborghini | 0 | 0 | … | 1 | 1 | 0,0 |
Lotus | 0 | 1 | -100,0 | 0 | 5 | -100,0 |
Total | 17544 | 15632 | 12,2 | 144730 | 134258 | 7,8 |
Fonte: ACAP – Associação Automóvel de Portugal |