Mercado automóvel cresce 5,5% no primeiro trimestre; Renault já isolada

03/04/2018

O mercado automóvel teve um mês de março bastante positivo, com os dados mais recentes da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) a apontarem um crescimento de 5,4% em comparação direta com igual período do ano passado, sendo este valor impulsionado pelo comportamento favorável dos ligeiros de passageiros. Em sentido oposto, as matrículas de veículos comerciais caíram no mês de março.

Assim, no terceiro mês do ano, foram matriculados pelos representantes legais de marca a operar em Portugal 31.671 veículos automóveis, o que representou um crescimento homólogo de 5,4%. No primeiro trimestre de 2018, o mercado de veículos automóveis novos registou 73.104 novas matrículas, o que representou um crescimento homólogo de 4,7%, com destaque para o mercado de ligeiros de passageiros.

Se no mês de março foram comercializados 27.818 novas unidades (mais 7,1% do que no mês homólogo do ano anterior), nos três primeiros meses de 2018 as matrículas de veículos ligeiros de passageiros totalizaram 63.139 unidades, o que se traduziu numa variação positiva de 5,5% relativamente a período homólogo de 2017.

Bem mais instáveis têm sido os comportamentos dos mercados de ligeiros de mercadorias e de pesados. O primeiro registou em março um total de 3495 novas matrículas em março (menos 2,2% do que em igual mês do ano passado), com um valor de 8710 novos registos no primeiro trimestre, o que equivale a um ligeiro aumento de 0,5% face aos três primeiros meses de 2017. Quanto ao segundo, que engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, em março de 2018 verificou-se uma queda de 26,6%, com apenas 358 veículos matriculados desta categoria. Nos três primeiros meses de 2018 as matrículas totalizaram 1255 unidades, o que representou um decréscimo do mercado de 1,1% relativamente ao período homólogo de 2017.

Renault na frente; muitas mudanças atrás

No que diz respeito à venda por marcas, a Renault volta a assumir a liderança no mercado de ligeiros de passageiros, com a marca gaulesa a ter no primeiro trimestre de 2018 já uma quota de mercado superior àquela que detinha em igual período de 2017 – 14,43% contra 13,73%. Isso equivale a dizer que nos primeiros três meses de 2018, a Renault leva já um total de 9108 unidades vendidas, um crescimento de 10,8% face ao mesmo período do ano transato. Em março, foi também a marca que mais vendeu, com 4216 registos, mais 10,8% do que no mesmo mês de 2017.

Focando-nos apenas no mês de março, do qual os dados da ACAP dão conta, a Peugeot foi a segunda marca mais vendida, com um total de 2601 unidades matriculadas neste período, também apresentando um crescimento de 2,5%. Excelente comportamento comercial também para a Nissan, que em março vendeu 2495 ligeiros de passageiros, um exponencial aumento de 60,3% face ao mesmo mês de 2017. Também na mó de cima está a Fiat, que em março contou com um total de 2008 unidades matriculadas, mais 14,9% do que no mesmo período do ano passado. Estas foram as marcas que registaram vendas acima das 2000 unidades em março, com a Opel a ficar perto dessa fasquia ao apresentar um total de 1812 registos nesse mês (mais 18,5%).

O Nissan Micra é um dos responsáveis pelo aumento nas vendas da marca nipónica em Portugal, que conta assim com mais um ponta-de-lança diferente da sua gama SUV.

Depois, a melhor da Premium, que é uma vez mais a Mercedes-Benz, que mantém a sua ‘guerra’ com a BMW. Em março, registos comerciais opostos: a marca de Estugarda teve um crescimento de 4,7%, com um total de 1793 unidades matriculadas, ao passo que a rival de Munique apresentou um ligeiro decréscimo de 5,1%, com 1514 unidades registadas. No top 10, salientem-se ainda os ganhos de Citroën (mais 12%) e da Ford, esta última com um aumento de 22,1%. Toyota e SEAT também ficaram acima dos 1000 veículos matriculados: a primeira com um aumento de 6% e a segunda com um ganho de 38,9%.

Depois de ter apostado numa toada diferente de aposta no mercado, afastando-se mais do canal de rent-a-car, que continua a ser de grande estima por parte de muitas outras marcas, a Volkswagen apresentou um valor inferior em 24,9% ao que foi registado no mês de março de 2017, sendo também essa estratégia refletida no caso de outras marcas da SIVA, como é o caso da Audi (menos 61,2%) e da Skoda (menos 41,9%).

No cômputo do primeiro trimestre, a Renault está na liderança, como já se referiu, com a Peugeot a figurar no segundo posto com um aumento de 6,2% nas vendas (6445 unidades) e um ligeiro ganho na quota (10,21% face a 10,14% de 2017), ao passo que a Mercedes-Benz afigura-se como a terceira melhor marca do mercado nacional, com um ganho de 4,2% nos primeiros três meses (4687 unidades), ainda que registe um pequeno decréscimo de quota de mercado (7,42% face a 7,51%). Na quarta posição, com um registo muito forte, sobretudo em termos de quota, aparece a Nissan, que no primeiro trimestre de 2018 tem um valor de 6,93% contra 5,63% do ano passado, o que equivale a um crescimento de 29.8% nas vendas (4374 unidades).

Segue-se BMW, com uma ligeira quebra de 4,2% (4014 unidades registadas), perdendo também em quota (6,36% contra 7%). A Fiat, mantendo a toada de aumento do ano passado, consegue aumentar as vendas em 10,3% (3910 unidades), aumentado ainda a sua quota de mercado no primeiro trimestre, que é agora de 6,19% contra 5,92% de 2017. A Opel figura na posição seguinte, com um aumento de 7,2% nas vendas (3784 unidades) e um ligeiríssimo aumento na quota para os 5,99%, o mesmo se podendo aplicar no caso da Citroën, que aumentou 15,2% nas vendas (3593 unidades) e na quota de mercado, passando para os 5,69%.

Sentido contrário para a Volkswagen, que caiu 24,4% nas vendas (pelos motivos atrás indicados), com 3435 unidades vendidas no primeiro trimestre, com uma queda na quota de mercado para os 5,44% quando em igual período do ano passado era de 7,58%.

Março Janeiro a Março
Unidades % Unidades % % no Mercado
2018 2017 Var. 2018 2017 Var. 2018 2017
Renault 4.216 3805 10,8 9.108 8218 10,8 14,43 13,73
Peugeot 2.601 2538 2,5 6.445 6068 6,2 10,21 10,14
Mercedes-Benz 1.793 1713 4,7 4.687 4498 4,2 7,42 7,51
Nissan 2.495 1556 60,3 4.374 3371 29,8 6,93 5,63
BMW 1.514 1596 -5,1 4.014 4188 -4,2 6,36 7,00
Fiat 2.008 1747 14,9 3.910 3544 10,3 6,19 5,92
Opel 1.812 1529 18,5 3.784 3530 7,2 5,99 5,90
Citroën 1.373 1218 12,7 3.593 3118 15,2 5,69 5,21
Volkswagen 1.423 1893 -24,8 3.435 4546 -24,4 5,44 7,59
Ford 1.273 1043 22,1 2.686 2562 4,8 4,25 4,28
Toyota 1.181 1114 6,0 2.414 1885 28,1 3,82 3,15
Seat 1.153 830 38,9 2.404 1950 23,3 3,81 3,26
Dacia 567 581 -2,4 1.625 1446 12,4 2,57 2,42
Kia 632 694 -8,9 1.601 1489 7,5 2,54 2,49
Audi 346 891 -61,2 1.291 2130 -39,4 2,04 3,56
Volvo 482 514 -6,2 1.245 1141 9,1 1,97 1,91
Hyundai 557 424 31,4 1.023 857 19,4 1,62 1,43
Smart 327 338 -3,3 865 807 7,2 1,37 1,35
Mitsubishi 479 467 2,6 791 763 3,7 1,25 1,27
MINI 286 309 -7,4 784 774 1,3 1,24 1,29
Mazda 266 264 0,8 645 732 -11,9 1,02 1,22
Honda 196 191 2,6 507 397 27,7 0,80 0,66
Skoda 151 260 -41,9 388 671 -42,2 0,61 1,12
Jeep 202 4 4950,0 301 14 2050,0 0,48 0,02
Jaguar 100 92 8,7 237 219 8,2 0,38 0,37
Alfa Romeo 92 107 -14,0 228 215 6,0 0,36 0,36
DS 87 35 148,6 224 149 50,3 0,35 0,25
Land Rover 80 109 -26,6 207 281 -26,3 0,33 0,47
Lexus 65 41 58,5 152 123 23,6 0,24 0,21
Suzuki 33 35 -5,7 87 88 -1,1 0,14 0,15
Porsche 21 31 -32,3 60 64 -6,3 0,10 0,11
Maserati 2 7 -71,4 13 19 -31,6 0,02 0,03
Ferrari 2 1 100,0 5 4 25,0 0,01 0,01
Bentley 2 0 3 1 200,0 0,00 0,00
Aston Martin 0 2 -100,0 2 5 -60,0 0,00 0,01
Lamborghini 1 0 1 0 0,00 0,00
Lancia 0 1 -100,0 0 2 -100,0 0,00 0,00
Total 27.818 25.980 7,1 63.139 59.869 5,5 100,00 100,00
Fonte: ACAP – Associação Automóvel de Portugal
NOTA: Com base no Instrumento de Notação registado no INE sob o nº 1892, válido até 18.12.31