Assim, no terceiro mês do ano, foram matriculados pelos representantes legais de marca a operar em Portugal 31.671 veículos automóveis, o que representou um crescimento homólogo de 5,4%. No primeiro trimestre de 2018, o mercado de veículos automóveis novos registou 73.104 novas matrículas, o que representou um crescimento homólogo de 4,7%, com destaque para o mercado de ligeiros de passageiros.
Se no mês de março foram comercializados 27.818 novas unidades (mais 7,1% do que no mês homólogo do ano anterior), nos três primeiros meses de 2018 as matrículas de veículos ligeiros de passageiros totalizaram 63.139 unidades, o que se traduziu numa variação positiva de 5,5% relativamente a período homólogo de 2017.
Bem mais instáveis têm sido os comportamentos dos mercados de ligeiros de mercadorias e de pesados. O primeiro registou em março um total de 3495 novas matrículas em março (menos 2,2% do que em igual mês do ano passado), com um valor de 8710 novos registos no primeiro trimestre, o que equivale a um ligeiro aumento de 0,5% face aos três primeiros meses de 2017. Quanto ao segundo, que engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, em março de 2018 verificou-se uma queda de 26,6%, com apenas 358 veículos matriculados desta categoria. Nos três primeiros meses de 2018 as matrículas totalizaram 1255 unidades, o que representou um decréscimo do mercado de 1,1% relativamente ao período homólogo de 2017.
Renault na frente; muitas mudanças atrás
No que diz respeito à venda por marcas, a Renault volta a assumir a liderança no mercado de ligeiros de passageiros, com a marca gaulesa a ter no primeiro trimestre de 2018 já uma quota de mercado superior àquela que detinha em igual período de 2017 – 14,43% contra 13,73%. Isso equivale a dizer que nos primeiros três meses de 2018, a Renault leva já um total de 9108 unidades vendidas, um crescimento de 10,8% face ao mesmo período do ano transato. Em março, foi também a marca que mais vendeu, com 4216 registos, mais 10,8% do que no mesmo mês de 2017.
Focando-nos apenas no mês de março, do qual os dados da ACAP dão conta, a Peugeot foi a segunda marca mais vendida, com um total de 2601 unidades matriculadas neste período, também apresentando um crescimento de 2,5%. Excelente comportamento comercial também para a Nissan, que em março vendeu 2495 ligeiros de passageiros, um exponencial aumento de 60,3% face ao mesmo mês de 2017. Também na mó de cima está a Fiat, que em março contou com um total de 2008 unidades matriculadas, mais 14,9% do que no mesmo período do ano passado. Estas foram as marcas que registaram vendas acima das 2000 unidades em março, com a Opel a ficar perto dessa fasquia ao apresentar um total de 1812 registos nesse mês (mais 18,5%).
Depois, a melhor da Premium, que é uma vez mais a Mercedes-Benz, que mantém a sua ‘guerra’ com a BMW. Em março, registos comerciais opostos: a marca de Estugarda teve um crescimento de 4,7%, com um total de 1793 unidades matriculadas, ao passo que a rival de Munique apresentou um ligeiro decréscimo de 5,1%, com 1514 unidades registadas. No top 10, salientem-se ainda os ganhos de Citroën (mais 12%) e da Ford, esta última com um aumento de 22,1%. Toyota e SEAT também ficaram acima dos 1000 veículos matriculados: a primeira com um aumento de 6% e a segunda com um ganho de 38,9%.
Depois de ter apostado numa toada diferente de aposta no mercado, afastando-se mais do canal de rent-a-car, que continua a ser de grande estima por parte de muitas outras marcas, a Volkswagen apresentou um valor inferior em 24,9% ao que foi registado no mês de março de 2017, sendo também essa estratégia refletida no caso de outras marcas da SIVA, como é o caso da Audi (menos 61,2%) e da Skoda (menos 41,9%).
No cômputo do primeiro trimestre, a Renault está na liderança, como já se referiu, com a Peugeot a figurar no segundo posto com um aumento de 6,2% nas vendas (6445 unidades) e um ligeiro ganho na quota (10,21% face a 10,14% de 2017), ao passo que a Mercedes-Benz afigura-se como a terceira melhor marca do mercado nacional, com um ganho de 4,2% nos primeiros três meses (4687 unidades), ainda que registe um pequeno decréscimo de quota de mercado (7,42% face a 7,51%). Na quarta posição, com um registo muito forte, sobretudo em termos de quota, aparece a Nissan, que no primeiro trimestre de 2018 tem um valor de 6,93% contra 5,63% do ano passado, o que equivale a um crescimento de 29.8% nas vendas (4374 unidades).
Segue-se BMW, com uma ligeira quebra de 4,2% (4014 unidades registadas), perdendo também em quota (6,36% contra 7%). A Fiat, mantendo a toada de aumento do ano passado, consegue aumentar as vendas em 10,3% (3910 unidades), aumentado ainda a sua quota de mercado no primeiro trimestre, que é agora de 6,19% contra 5,92% de 2017. A Opel figura na posição seguinte, com um aumento de 7,2% nas vendas (3784 unidades) e um ligeiríssimo aumento na quota para os 5,99%, o mesmo se podendo aplicar no caso da Citroën, que aumentou 15,2% nas vendas (3593 unidades) e na quota de mercado, passando para os 5,69%.
Sentido contrário para a Volkswagen, que caiu 24,4% nas vendas (pelos motivos atrás indicados), com 3435 unidades vendidas no primeiro trimestre, com uma queda na quota de mercado para os 5,44% quando em igual período do ano passado era de 7,58%.
Março | Janeiro a Março | |||||||
Unidades | % | Unidades | % | % no Mercado | ||||
2018 | 2017 | Var. | 2018 | 2017 | Var. | 2018 | 2017 | |
Renault | 4.216 | 3805 | 10,8 | 9.108 | 8218 | 10,8 | 14,43 | 13,73 |
Peugeot | 2.601 | 2538 | 2,5 | 6.445 | 6068 | 6,2 | 10,21 | 10,14 |
Mercedes-Benz | 1.793 | 1713 | 4,7 | 4.687 | 4498 | 4,2 | 7,42 | 7,51 |
Nissan | 2.495 | 1556 | 60,3 | 4.374 | 3371 | 29,8 | 6,93 | 5,63 |
BMW | 1.514 | 1596 | -5,1 | 4.014 | 4188 | -4,2 | 6,36 | 7,00 |
Fiat | 2.008 | 1747 | 14,9 | 3.910 | 3544 | 10,3 | 6,19 | 5,92 |
Opel | 1.812 | 1529 | 18,5 | 3.784 | 3530 | 7,2 | 5,99 | 5,90 |
Citroën | 1.373 | 1218 | 12,7 | 3.593 | 3118 | 15,2 | 5,69 | 5,21 |
Volkswagen | 1.423 | 1893 | -24,8 | 3.435 | 4546 | -24,4 | 5,44 | 7,59 |
Ford | 1.273 | 1043 | 22,1 | 2.686 | 2562 | 4,8 | 4,25 | 4,28 |
Toyota | 1.181 | 1114 | 6,0 | 2.414 | 1885 | 28,1 | 3,82 | 3,15 |
Seat | 1.153 | 830 | 38,9 | 2.404 | 1950 | 23,3 | 3,81 | 3,26 |
Dacia | 567 | 581 | -2,4 | 1.625 | 1446 | 12,4 | 2,57 | 2,42 |
Kia | 632 | 694 | -8,9 | 1.601 | 1489 | 7,5 | 2,54 | 2,49 |
Audi | 346 | 891 | -61,2 | 1.291 | 2130 | -39,4 | 2,04 | 3,56 |
Volvo | 482 | 514 | -6,2 | 1.245 | 1141 | 9,1 | 1,97 | 1,91 |
Hyundai | 557 | 424 | 31,4 | 1.023 | 857 | 19,4 | 1,62 | 1,43 |
Smart | 327 | 338 | -3,3 | 865 | 807 | 7,2 | 1,37 | 1,35 |
Mitsubishi | 479 | 467 | 2,6 | 791 | 763 | 3,7 | 1,25 | 1,27 |
MINI | 286 | 309 | -7,4 | 784 | 774 | 1,3 | 1,24 | 1,29 |
Mazda | 266 | 264 | 0,8 | 645 | 732 | -11,9 | 1,02 | 1,22 |
Honda | 196 | 191 | 2,6 | 507 | 397 | 27,7 | 0,80 | 0,66 |
Skoda | 151 | 260 | -41,9 | 388 | 671 | -42,2 | 0,61 | 1,12 |
Jeep | 202 | 4 | 4950,0 | 301 | 14 | 2050,0 | 0,48 | 0,02 |
Jaguar | 100 | 92 | 8,7 | 237 | 219 | 8,2 | 0,38 | 0,37 |
Alfa Romeo | 92 | 107 | -14,0 | 228 | 215 | 6,0 | 0,36 | 0,36 |
DS | 87 | 35 | 148,6 | 224 | 149 | 50,3 | 0,35 | 0,25 |
Land Rover | 80 | 109 | -26,6 | 207 | 281 | -26,3 | 0,33 | 0,47 |
Lexus | 65 | 41 | 58,5 | 152 | 123 | 23,6 | 0,24 | 0,21 |
Suzuki | 33 | 35 | -5,7 | 87 | 88 | -1,1 | 0,14 | 0,15 |
Porsche | 21 | 31 | -32,3 | 60 | 64 | -6,3 | 0,10 | 0,11 |
Maserati | 2 | 7 | -71,4 | 13 | 19 | -31,6 | 0,02 | 0,03 |
Ferrari | 2 | 1 | 100,0 | 5 | 4 | 25,0 | 0,01 | 0,01 |
Bentley | 2 | 0 | … | 3 | 1 | 200,0 | 0,00 | 0,00 |
Aston Martin | 0 | 2 | -100,0 | 2 | 5 | -60,0 | 0,00 | 0,01 |
Lamborghini | 1 | 0 | … | 1 | 0 | … | 0,00 | 0,00 |
Lancia | 0 | 1 | -100,0 | 0 | 2 | -100,0 | 0,00 | 0,00 |
Total | 27.818 | 25.980 | 7,1 | 63.139 | 59.869 | 5,5 | 100,00 | 100,00 |
Fonte: ACAP – Associação Automóvel de Portugal | ||||||||
NOTA: Com base no Instrumento de Notação registado no INE sob o nº 1892, válido até 18.12.31 |