O mercado nacional de automóveis novos continua a cair, com o registo da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) para novembro a indicar um decréscimo de 23,4% na comparação de novembro 2020 com igual mês do ano passado. Um efeito ainda decorrente das medidas de restrição impostas pela Covid-19 ao longo do ano.

%No total, de acordo com os dados daquela associação, foram matriculados pelos representantes legais das marcas um total de 14.969 automóveis no mês passado, verificando-se uma quebra de 35,3% entre janeiro e novembro deste ano, o que corresponde a um total de 158.702 unidades.

No mercado de automóveis ligeiros de passageiros, a quebra foi de 27,9% entre os dois períodos em comparação, com um total de 11.826 automóveis vendidos em novembro. De janeiro a novembro, as matrículas de veículos ligeiros de passageiros totalizaram 131.165 unidades, o que se traduziu numa variação negativa de 36,4% relativamente a período homólogo de 2019.

No mercado de ligeiros de mercadorias, houve uma evolução desfavorável de apenas 1,4% face ao mês homólogo do ano anterior, situando-se em 2801 unidades matriculadas. Em termos acumulados, nos onze meses de 2020, o mercado atingiu 23.905 unidades, o que representa uma queda de 29,5% face ao período homólogo do ano anterior.

Por fim, no mercado de veículos pesados, que engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, em novembro de 2020 verificou-se um crescimento de 17,5% em relação ao mês homólogo do ano anterior, tendo sido comercializados 342 veículos desta categoria. Até novembro, matricularam-se 3632 unidades, uma queda do mercado de 29,4% relativamente ao período homólogo de 2019.

Matrículas de veículos automóveis em Portugal
Novembro 2020 Janeiro a Novembro 2020
Unid. % var. Unid. % var.
Ligeiros de Passageiros 11.826 -27,9% 131.165 -36,4%
Ligeiros de Mercadorias 2.801 -1,4% 23.905 -29,5%
Total de Ligeiros 14.627 -24,0% 155.070 -35,4%
Veículos Pesados 342 17,5% 3.632 -29,4%
Total Mercado Automóvel 14.969 -23,4% 158.702 -35,3%

Fonte: ACAP

Renault foi líder em mês de quebra generalizada

Por marcas, a toada de quebra foi geral, havendo poucas exceções à regra: Ford (+8,0%), Audi (+1,8%), Tesla (+28,6%), Honda (+18,3%), Land Rover (+196,9%) e MINI (sem variação) foram as marcas de volume que melhor atravessaram o mês de novembro, contrariando a grande tendência de descida generalizada.

Ainda assim, a Renault foi a marca líder no mês de novembro, com 1519 unidades matriculadas, uma descida de 25,8% face ao mesmo mês de 2019, ao passo que a Peugeot foi a segunda melhor, com 1347 unidades (-29,8%) e a BMW a terceira melhor, sendo também a melhor das marcas Premium. A marca alemã vendeu 1249 exemplares (-5,2%), batendo a rival Mercedes-Benz, que foi a derradeira das que vendeu mais de mil unidades, com 1072 matrículas (-17,9%).

No cômputo do ano entre janeiro e novembro, a Renault lidera com 16.189 unidades matriculadas, menos 39,7% do que em igual período do ano passado, ao passo que a Peugeot está em segundo com 14.517 registos (-34,2%). A Mercedes-Benz encontra-se em terceiro, com 12.918 registos (-16,2%), destacada à frente da BMW, com 9580 matrículas (-24,3%).