O mercado de automóveis novos em Portugal apresenta um registo de subida de 40,7% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com os dados revelados hoje pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP). De janeiro a junho, 15,5% dos veículos ligeiros de passageiros novos são elétricos a bateria (BEV).

Embora a ACAP destaque que os resultados de 2023 estão ainda aquém dos valores de 2019 (-15,9%), naquele que foi o último ano pré-pandemia, as vendas de automóveis novos têm aumentado ao longo do primeiro semestre deste ano, com um notório crescimento também nas vendas de automóveis a novas energias.

Em relação ao mês de junho, foram matriculados 25.773 veículos automóveis, ou seja, mais 42% do que em comparação com o mesmo mês de 2022. Já de janeiro a junho, foram colocados em circulação 127.283 novos veículos, o que representa um aumento de 40,7% face a período homólogo do ano transato.

Por categorias, no que toca aos automóveis ligeiros de passageiros, foram matriculados em junho 22.041 unidades, mais 41,7% do que no mesmo mês do ano passado, enquanto no cômputo dos primeiros seis meses, as matrículas de veículos ligeiros de passageiros totalizaram 110.155 unidades, o que se traduz num crescimento de 45,4%.

No caso dos veículos ligeiros de passageiros movidos a energias alternativas, de janeiro a junho, refira-se que 46,4% dos veículos novos eram movidos a outros tipos de energia, nomeadamente elétricos e híbridos. A fatia desta tipologia de veículos é já bem superior à dos automóveis exclusivamente a gasolina (40,6%), enquanto o Diesel vai perdendo cada vez mais expressão, representando apenas 13% das vendas entre janeiro e junho.

Em particular, verifica-se que 15,5% dos veículos ligeiros de passageiros novos eram elétricos, correspondendo já à maior fatia de veículos vendidos entre as energias alternativas. Os híbridos (HEV) representam 15,2%, enquanto os híbridos plug-in (PHEV) perfazem 11,1% do total de vendas.

Já nos veículos ligeiros de mercadorias, matricularam-se 3172 unidades, crescendo 62,3% face ao mesmo mês do ano passado. Em termos acumulados, o mercado atingiu 13.717 unidades, o que representa um aumento de 16,5% em comparação com o primeiro semestre do ano de 2022.

Por fim, no que diz respeito aos veículos pesados, o qual engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, em junho de 2023 foram comercializados 560 veículos desta categoria, caindo 12,6% face ao mesmo mês do ano passado. No acumulado do primeiro semestre, as matrículas desta categoria totalizaram 3411 unidades, num aumento de 16,9% quando comparado com o primeiro semestre do ano de 2022.

Peugeot reforça; Tesla à beira do top 10

Por marcas, a Peugeot evidencia cada vez maior disponibilidade em termos de entregas de automóveis e matriculou um total de 3107 ligeiros de passageiros novos em junho de 2023, aumentando 80,7% face ao mesmo mês do ano passado e incrementando a sua quota de mercado do mês para 14,10%. Um resultado significativo, tanto mais que a Renault matriculou 1872 unidades no sexto mês do ano, aumentando também as vendas em 8% embora perdendo quota de mercado face ao ano precedente. A Dacia foi a terceira marca mais vendida de junho, com 1541 unidades registadas em Portugal, menos 5,9% do que no mesmo mês do ano passado, ao passo que a Volkswagen teve um dos maiores ‘saltos’, com 1415 veículos vendidos, crescendo 105,1% face a junho de 2022.

Mais atrás, a Mercedes-Benz foi a quinta mais vendida e a melhor das Premium, com 1357 unidades matriculadas (+27,9%), logo à frente da rival BMW, que registou 1283 veículos (+32%). Seguem-se Citroën (1226; +96,2%), Toyota (1178; +39,4%), Opel (1128; +135%) e SEAT (1118; +101,1%).

Já no cômputo dos seis primeiros meses do ano, a Peugeot reforçou a sua liderança, tendo um acumulado de 12.914 veículos ligeiros de passageiros matriculados, num crescimento de 48,2% e com uma quota de mercado de 11,72%, sendo mesmo a única acima dos dez por cento. A Renault segue em segundo, com 9466 unidades matriculadas, crescendo 68,6% face a junho do ano passado, com um aumento de quota de mercado para 8,59%. A Dacia ocupa o lugar mais baixo do pódio, com 7652 unidades matriculadas, mais 74,1% do que no mesmo mês do ano passado, para uma quota de 6,95%.

A Volkswagen ocupa a quarta posição, no encalço da Dacia, com um total de 7563 unidades registadas, aumentando 107,6% face ao primeiro semestre de 2022, sendo a marca que mais cresceu em Portugal no primeiro semestre. Na luta particular dos Premium, a BMW é a melhor, na quinta posição, mas com escassa vantagem sobre a Mercedes-Benz, com 7043 matrículas contra 7038.

As restantes integrantes do top 10 das marcas mais vendidas – Toyota, Citroën, SEAT e Opel – apresentam todas ganhos face ao período homólogo em análise, sendo de notar que a Tesla aparece já à beira de entrar nesse mesmo top 10. A marca de automóveis elétricos matriculou mais 862 veículos em junho e tem, no acumulado do primeiro semestre, 4108 automóveis registados, verificando-se um crescimento de 290,9% de ano para ano.

MATRICULAS DE AUTOMÓVEIS LIGEIROS DE PASSAGEIROS
(Ligeiros de Passageiros e Ambulâncias)
Junho Janeiro – Junho
Unidades Var. Unidades Var. Quota (%)
2023 2022 % 2023 2022 % 2023 2022
Peugeot 3 107 1 719 80,7 12 914 8 714 48,2 11,72 11,50
Renault 1 872 1 734 8,0 9 466 5 615 68,6 8,59 7,41
Dacia 1 541 1 637 -5,9 7 652 4 395 74,1 6,95 5,80
Volkswagen 1 415 690 105,1 7 563 3 643 107,6 6,87 4,81
BMW 1 283 972 32,0 7 041 5 150 36,7 6,39 6,80
Mercedes-Benz 1 357 1 061 27,9 7 038 5 255 33,9 6,39 6,94
Toyota 1 178 845 39,4 5 933 5 437 9,1 5,39 7,18
Citroën 1 226 625 96,2 5 127 4 871 5,3 4,65 6,43
Seat 1 118 556 101,1 5 048 3 555 42,0 4,58 4,69
Opel 1 128 480 135,0 4 802 2 494 92,5 4,36 3,29
Tesla 862 459 87,8 4 108 1 051 290,9 3,73 1,39
Ford 521 370 40,8 3 775 1 870 101,9 3,43 2,47
Nissan 575 548 4,9 3 725 2 726 36,6 3,38 3,60
Kia 941 660 42,6 3 682 3 385 8,8 3,34 4,47
Hyundai 514 777 -33,8 3 232 3 976 -18,7 2,93 5,25
Fiat 377 764 -50,7 3 035 2 589 17,2 2,76 3,42
Audi 595 273 117,9 2 573 1 888 36,3 2,34 2,49
Volvo 489 156 213,5 2 507 1 890 32,6 2,28 2,50
Skoda 400 145 175,9 2 023 992 103,9 1,84 1,31
Mitsubishi 382 240 59,2 1 383 1 203 15,0 1,26 1,59
Cupra 200 136 47,1 1 190 743 60,2 1,08 0,98
MINI 154 112 37,5 955 949 0,6 0,87 1,25
Mazda 90 56 60,7 745 340 119,1 0,68 0,45
Land Rover 78 54 44,4 667 296 125,3 0,61 0,39
DS 101 53 90,6 653 397 64,5 0,59 0,52
Jeep 72 133 -45,9 627 553 13,4 0,57 0,73
MG 103 9 1044,4 556 93 497,8 0,50 0,12
Porsche 68 56 21,4 496 370 34,1 0,45 0,49
Alfa Romeo 83 33 151,5 297 78 280,8 0,27 0,10
Lexus 48 13 269,2 254 182 39,6 0,23 0,24
Honda 44 87 -49,4 207 445 -53,5 0,19 0,59
Jaguar 18 38 -52,6 162 228 -28,9 0,15 0,30
Suzuki 24 22 9,1 159 68 133,8 0,14 0,09
Polestar 22 0 142 10 1320,0 0,13 0,01
Smart 5 15 -66,7 137 171 -19,9 0,12 0,23
BYD 26 0 67 0 0,06 0,00
Auto Ribeiro 6 0 41 0 0,04 0,00
Aiways 2 8 -75,0 33 13 153,8 0,03 0,02
Maserati 2 3 -33,3 28 24 16,7 0,03 0,03
Bentley 4 4 0,0 27 32 -15,6 0,02 0,04
Aston Martin 3 0 25 17 47,1 0,02 0,02
Ferrari 2 4 -50,0 20 19 5,3 0,02 0,03
Man 2 0 18 1 1700,0 0,02 0,00
Lamborghini 0 3 -100,0 12 8 50,0 0,01 0,01
Alpine 0 0 2 1 100,0 0,00 0,00
Caterham 0 0 2 1 100,0 0,00 0,00
Maxus 1 0 2 0 0,00 0,00
Busconcept 0 0 1 0 0,00 0,00
Lotus 1 0 1 0 0,00 0,00
Mclaren 0 0 1 0 0,00 0,00
Rolls-Royce 1 0 1 0 0,00 0,00
Martrain 0 3 -100,0 0 3 -100,0 0,00 0,00
Allied Vehicles Ltd 0 1 -100,0 0 1 -100,0 0,00 0,00
Morgan 0 0 0 1 -100,0 0,00 0,00
Total 22 041 15 554 41,7 110 155 75 743 45,4 100,00 100,00
Origem: AT
Fonte: ACAP