Foi um dos automóveis preferidos do piloto Juan Manuel Fangio e uma prenda de despedida da Mercedes-Benz. Agora, o 300 SL Roadster que a marca alemã ofereceu ao argentino em 1958 irá ser proposto em venda privada pela conceituada leiloeira RM Sotheby’s, com pouco mais de 70 mil quilómetros marcados no hodómetro.

Tendo cumprido uma parte importante da sua carreira com a Mercedes-Benz, a marca tratou de enviar ao piloto argentino uma oferta em reconhecimento pelos seus desempenhos desportivos quando Fangio decidiu retirar-se da Fórmula 1. Assim, o 300 SL Roadster em cor azul metalizada e interior em pele creme foi entregue a Fangio no The Dorchester Hotel, em Londres, a tempo do seu 47º aniversário.

Tendo recebido o carro em Inglaterra, o pentacampeão do mundo de Fórmula 1 encetou uma viagem pela Europa ao volante do seu novo 300 SL Roadster, juntamente com a sua namorada Andrea Berruet, servindo também de excelente embaixador para a marca alemã.

De acordo com a RM Sotheby’s, este exemplar provou ser um sucesso instantâneo com Fangio, que tê-lo-á conduzido na maioria dos seus 72.951 quilómetros marcados. São frequentes também as fotografias de época com Fangio ao volante deste Mercedes-Benz 300 SL Roadster. Outro exemplo da sua utilização está num vídeo famoso de imagens captadas a bordo de um Maserati 250F no circuito de Modena, já que o argentino chega ao traçado italiano ao volante deste mesmo exemplar.

O trabalho de Fangio na Europa continuou até 1960, sempre com o 300 SL como ‘companheiro’, tendo ajudado depois a marca alemã a desenvolver a sua presença no continente sul-americano após 1960. O 300 SL Roadster foi com Fangio para a Argentina, declarando para efeitos fiscais que o seu carro era um ‘troféu’ para evitar o pagamento de impostos pela importação de automóveis para a Argentina, onde foi registado em março de 1960.

A sua ligação à marca de Estugarda foi sempre muito forte e, em 1974, chegou mesmo a ser nomeado Presidente da Mercedes-Benz Argentina S.A., num reflexo da sua dedicação contínua à Mercedes-Benz.

Em 1978, noutro momento marcante para o país, Silvana Suárez foi eleita ‘Miss Mundo’, percorrendo depois as ruas de Buenos Aires no banco traseiro do 300 SL Roadster com Fangio ao volante, numa parada de celebração. Depois, ainda passou por eventos de competição como as 1000 Millas.

O sobrinho de Fangio, Juan Manuel Fangio II, diz que “aquele carro marcou a minha infância, é um carro que despertou um sentimento especial em mim. Aquele carro identificou o meu tio após a sua retirada. Ocupou um lugar de preferido entre todos os carros que tinha, não só por causa das características que tinha, mas por causa da importância que lhe deu por ter sido um presente da Mercedes-Benz”.

Outra vida

Em 1986, o carro foi colocado em exposição permanente no Museu de Fangio, localizado na sua cidade natal de Balcarce, na Argentina. O carro era uma das estrelas do museu, ao lado de muitos outros que marcaram a vida do piloto durante os anos de competição – na sua carreira, conseguiu um total de cinco títulos do mundo de Fórmula 1, um feito que, por muitos anos, ninguém conseguiu igualar (dois dos quais, em 1954 e 1955, com a Mercedes-Benz).

Por tudo isso, o 300 SL Roadster que a RM Sotheby’s se apresta a vender tem uma condição de originalidade muito procura, tendo os números originais de chassis, motor, carroçaria, caixa de velocidades, diferencial, capot e capota rígida (‘hardtop’). Acima de tudo, também o interior com o seu desgaste natural foi deixado ‘ao natural’, sendo portanto um elo de ligação direto com os tempos de utilização por Fangio.

Adicionalmente, há um novo punho da alavanca da caixa colocado pelo próprio argentino para tornar o seu manuseamento mais intuitivo e um autocolante da UPPI, uma organização de pilotos de que Fangio foi um dos fundadores e que antecedeu a Associação de Pilotos de Fórmula 1 (GPDA, na sigla original).

O próximo proprietário será o primeiro fora do núcleo familiar de Fangio, alimentando ainda mais a especificidade desta oferta a leilão.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.