Mercedes-Benz vai produzir elétrico compacto EQ em França

21/05/2018

A Daimler anunciou que a fábrica francesa de Hambach foi a escolhida para produzir um modelo compacto elétrico da Mercedes-Benz, representando um investimento de 500 milhões de euros naquela infraestrutura inaugurada em 1997.

Tendo já a fábrica alemã de Sindelfingen para a produção de um modelo elétrico, o EQC, a Mercedes-Benz chega agora a acordo para produzir um outro veículo elétrico em Hambach, cuja inauguração data de 1997, então com as presenças do Presidente francês Jacques Chirac e do Chanceler alemão Helmut Kohl.

O investimento de 500 milhões de euros que a Daimler irá levar a cabo em Hambach pretende dotar esta localização das mais recentes ferramentas para a produção de veículos elétricos, sendo que neste momento tem a seu cargo a produção do smart fortwo, dando emprego a mais de 800 funcionários.

Entre os pontos a reforçar, a Daimler destaca a construção de novas instalações como uma nova linha de montagem, reformulando igualmente algumas das atuais.

“Há 20 anos, demos início a um exemplar projeto Franco-Alemão com a produção da smart em Hambach. Agora, damos um passo em frente e, pela primeira vez na nossa história com mais de 100 anos, trazemos a produção da Mercedes-Benz para a França”, começou por referir o presidente da Daimler e da Mercedes-Benz, Dieter Zetsche, após um encontro com o Presidente francês, Emmanuel Macron, no Eliseu, em Paris. “Com o modelo compacto EQ, continuamos com a nossa iniciativa elétrica”, acrescentou.

A fábrica de Hambach tem já alguma experiência na produção de elétricos, uma vez que produz as versões elétricas do fortwo EQ coupé e cabrio. A este propósito, recorde-se, a smart será uma marca 100% elétrica a partir de 2020. A versão de produção do EQA Concept (na galeria), revelado no Salão de Frankfurt de 2017, poderá ser a escolha para a fábrica francesa.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.