As jornalistas especializadas na área automóvel elegeram o novo Volvo XC40 como o vencedor do Women’s World Car of the Year, com o modelo sueco a levar a melhor depois de uma contagem de votos renhida.

Este prémio, que reúne apenas jornalistas femininas do setor automóvel, teve como finalistas seis modelos, com o XC40 a juntar-se aos BMW X2, Jaguar E-Pace, Jaguar I-Pace, Peugeot 508 e Porsche Cayenne. Na segunda ronda de votações, o SUV sueco teve de bater os dois Jaguar.

A empresa de consultoria Grant Thornton, associada ao Women’s World Car of the Year, desde sua criação em 2009, voltou a gerir todo o processo de eleição, sendo este secreto e os votos monitorizados pelo escritório da empresa em Auckland (Nova Zelândia). O sócio, Paul Kane, disse que a votação final deste ano foi extremamente renhida, mas na reta final, o XC40 acabou por ultrapassar o Jaguar E-Pace e conquistar o primeiro lugar.

O Volvo XC40 é um SUV compacto de luxo fabricado pela Volvo Cars, originalmente projetado por Thomas Ingenlath e revelado em setembro de 2017.

Desde então, o Volvo XC40 ganhou uma série de prémios, incluindo Carro Internacional do Ano em Genebra. A Volvo e o XC40 podem agora adicionar o galardão do Women’s World Car of the Year a essa lista, sendo este troféu o único votado exclusivamente por mulheres.

Além do prémio principal, as juradas são ainda convidadas a nomear o carro dos seus sonhos, ou seja, um veículo que gostassem de possuir ou conduzir, tendo a denominação Prémio Holly Reich. O vencedor desta votação foi o Aston Martin Vantage, com um V8 bi-turbo de 4.0 litros projetado por Marek Reichman, o designer que lidera o estúdio da Aston Martin. O Vantage é um coupé de duas portas e dois lugares que “põe firmemente de lado a falácia de que as mulheres não apreciam desportivos”, de acordo com a organização do prémio.

O prémio Carro de Sonho é batizado com o nome de uma das juradas-fundadoras, a norte-americana Holly Reich, falecida em outubro de 2016. Reich, que fez parte da organização durante seis edições, era uma confessa admiradora de automóveis exóticos e potentes. A votação de 2018 reflecte, por isso, o seu estilo de carro.

Novidade em 2018 foi a atribuição do prémio Mulher de Mérito (Woman of Worth Award), que pretende reconhecer mulheres que se destacam na indústria automóvel. Fiona Pargeter, da Jaguar Land Rover, foi a vencedora. Ex-diretora global de Comunicação e de Relações Públicas foi recentemente promovida, ganhando responsabilidades adicionais de Marketing. O júri do Women’s World Car of the Year considerou que “Fiona Pargeter tem tido um papel consistente no envolvimento das mulheres no mundo automóvel, quer como parceiras quer como clientes”.

O painel de juradas para o Women’s World Car of the Year 2018 incluiu 34 mulheres jornalistas, especializadas em automobilismo, de 27 países diferentes. Em dezembro de 2018, esse número aumentará para 36 jornalistas de 28 países e mais juradas serão adicionadas ao longo de 2019. Em Portugal, a jurada é Carla Ribeiro, conhecida jornalista da área com passagens por órgãos de comunicação como o Público.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.