O Mundial de Ralis (WRC) vai contar com um novo jogo de simulação para consolas e computadores, agora produzido pela Electronic Arts e pela equipa da Codemasters, a mesma que detém também a licença para o Mundial de Fórmula 1. Mais de 200 troços de ralis recriados com grande realismo, muitos carros clássicos e uma jogabilidade dinâmica e apurada são os argumentos apontados como grandes trunfos.

Após vários anos na posse de estúdios menos conhecidos, a licença do Mundial de Ralis (WRC) regressa a um nome grande, neste caso à Electronic Arts, via Codemasters, que tem no seu currículo com títulos do género como Colin McRae Rally ou DiRT Rally.

O novo jogo, denominado simplesmente ‘WRC’, compreende então mais de 200 troços de classificação reproduzidos com grande realismo, incluindo os portugueses, com a opção pelo novo motor de jogo ‘Unreal Engine’ a permitir um novo realismo gráfico para as consolas de nova geração e para os computadores mais ‘artilhados’. Como exemplos, a Codemasters aponta os troços de Col de Turini, em Monte Carlo, ou o de Fafe, em Portugal.

Assim, estão previstas provas nos 17 ralis do calendário do WRC, ao passo que uma 18ª prova, o Rali da Europa Central, será adicionado posteriormente, após o lançamento, na forma de um DLC.

O ‘Unreal Engine’ deu também à Codemasters a possibilidade de criar os maiores troços de sempre nos seus jogos, superando agora os 30 quilómetros numa só tirada. No total, o jogo ‘WRC’ da EA Sports oferece mais de 600 quilómetros de troços, quase o dobro do que a companhia tinha oferecido na sua última proposta de rali, o ‘DiRT Rally 2.0’.

Quanto às máquinas de competição, estão previstas as atuais do campeonato, agora com sistema híbrido, mas também os WRC 2 e os Junior WRC, ao passo que do passado há imensos modelos para recordar outras épocas dos ralis, como os Citroën Xsara WRC, Citroën C4 WRC, Ford Focus RS Rally WRC, Audi quattro, Peugeot 206 WRC, MINI Countryman WRC, Mitsubishi Lancer Evo VI ou o lendário Subaru Impreza WRC, entre outros. No total, estão previstas 18 classes diferentes das mais diferentes eras, desde os Grupo B da década de 1980 aos mais ‘humildes’ carros do início do campeonato.

Os adeptos poderão ainda gostar de saber que poderão construir o carro dos seus sonhos num modo próprio do jogo, mas podem também recriar momentos épicos da competição através daquilo a que chamou de ‘Moments’. Já a jogabilidade é descrita pela Codemasters como “a mais autêntica e dinâmica” que a equipa construiu até ao momento, com os carros a adaptarem-se a diferentes tipos de piso e condições meteorológicas.

O jogo será lançado nas consolas de nova geração (Xbox X/S e PlayStation 5) e nos PC a partir de 3 de novembro.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.