A Nissan não quer deixar desaparecer as berlinas convencionais e apresentou em Detroit, no Salão Automóvel local, um novo tipo de berlina, o IMs, que tem a particularidade de ser, ele próprio, um crossover de aspeto vanguardista: totalmente elétrico e capaz de se conduzir de forma autónoma.

Numa espécie de regresso ao conceito que também a Volvo tentou popularizar com o S60 Cross Country, o IMs é um elétrico que funde os conceitos de um crossover com os de uma berlina, recorrendo a linhas fluidas e extremidades agressivas, sobretudo, quando olhado de frente, com uma grelha enorme integrada com os faróis LED.

Sendo um concept, a Nissan não olhou a meios para causar espanto, com este modelo a contar com imponentes jantes de 22 polegadas, a que se junta ainda o conceito de abertura de portas ao estilo ‘suicida’, ou seja, com as de trás a abrirem em sentido inverso às da frente. Os puxadores das portas estão escondidos para não estragarem a fluidez das linhas. Atrás, outro apontamento tecnológico impressionante, na forma de farolins holográficos. O visual da carroçaria aponta a um misto de berlina com coupé, com o tejadilho a ser marcado por composição em vidro.

Interior hi-tech

A bordo, a Nissan também apostou em cenário digno de filme futurista, com painel de instrumentos digital e volante retangular retrátil, podendo recolher-se para condução autónoma ou para garantir mais espaço no acesso e saída do lugar do condutor. Em modo autónomo, as luzes exteriores ganham tonalidade azul e mantêm-se dinâmicas para alertar os outros intervenientes da via pública de que o IMs está em modo autónomo.

A instrumentação tem extensão na horizontal, cada um deles com informações diferenciadas, à esquerda com dados relativos às horas ou autonomia da bateria elétrica e, ao centro, com um ecrã dedicado ao sistema multimédia. Os bancos têm aparência futurista e, atrás, pode-se até conceber um banco de estilo poltrona, com apoio das costas dos dois bancos laterais.

O IMs tem dois motores elétricos com uma potência combinada de 490 CV/360 kW, dispondo de tração integral e de 799 Nm de binário. Graças a uma bateria de 115 kWh, este Nissan tem autonomia anunciada de 611 quilómetros.

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