A Nissan revelou a sua gama de Veículos Comerciais Ligeiros (VCL) totalmente renovada, centrada na temática ‘Star’ e que terá três integrantes: Interstar para o segmento dos veículos de maiores dimensões, Primastar, para o segmento intermédio e Townstar, para o segmento mais compacto, que terá versão a gasolina e 100% elétrica.

Observando o segmento dos VCL como um setor em crescimento, atendendo ao ‘boom’ do comércio digital, a Nissan renovou a sua gama de comerciais ligeiros por completo, procurando também adaptar-se à transformação do mercado para a eletrificação. Dessa forma, apresenta uma estratégia centrada numa gama de produtos que fornece soluções de mobilidade eficientes para clientes empresariais (embora a Townstar vá ter igualmente uma variante ‘Combi’ de passageiros).

O modelo de maior porte é o Interstar, uma evolução do NV400, com que a Nissan reitera a sua presença no segmento de furgões de maiores dimensões. Em patamar intermédio na gama, o NV300, com um estilo e personalidade mais vincados, será renomead Primastar, corporizando a opção de tamanho médio, e o segmento de furgões compactos será agora coberto pela nova Townstar, com variantes totalmente elétricas e a gasolina.

Como primeiro modelo europeu a apresentar o novo logótipo da Nissan, as variantes totalmente elétrica e a gasolina do novo Townstar incorporam as mais recentes características de design e tecnologia da Nissan. O Townstar será produzido com base na plataforma CMF-CD da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, na fábrica de Maubeuge, que é um centro de excelência dos furgões da aliança, assumindo-se também como um marco na estratégia de eletrificação da Nissan.

Aproveitando a força e a escala da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi como parte do plano de transformação ‘Nissan NEXT’, a renovada gama de estrelas traz vantagens competitivas que permitirão à unidade de negócios de VCL da Nissan Europa empenhar-se na sua ambição de aumentar a presença da marca no mercado europeu até 2025.

Assim, para as empresas ou clientes empresariais que ainda não se sintam à vontade com a passagem completa para a eletrificação, a marca irá propor uma versão a gasolina com motor 1.3 de 130 CV de potência e 240 Nm de binário, com caixa manual de seis velocidades, sendo um bloco ao abrigo da norma Euro 6d de emissões poluentes. O Diesel está completamente fora de equação por parte da Nissan, a exemplo do que já sucede com a gama de automóveis de passageiros da marca.

Ligeiramente distinta da versão elétrica, a versão a gasolina do Townstar destaca-se pela grelha que integrará “cortinas de ar”, que foram desenvolvidas para otimizar o fluxo de ar em torno do para-choques e das rodas dianteiros, reduzindo o atrito aerodinâmico e otimizando a autonomia e o consumo de combustível.

Mais relevante é a versão totalmente elétrica da nova Townstar, que irá suceder à e-NV200, recebendo detalhes de estilo inspirados no SUV elétrico Ariya, incluindo o padrão ‘Kumiko’ na grelha frontal e faróis exclusivos com tecnologia LED. O condutor terá acesso a um painel de instrumentos de 10 polegadas, sendo secundado por um ecrã tátil central de 8.0 polegadas, com uma série de serviços conectados da Nissan, incluindo os sistemas Apple CarPlay e Android Auto. A tecnologia de carregamento sem fios está igualmente disponível.

Com uma ampla gama de tecnologias de segurança e recursos avançados de assistência ao condutor, como Assistência Inteligente a Ventos Laterais e Assistência Inteligente à Oscilação de Reboque, o novo Townstar prima ainda pela oferta de Travagem de Emergência Inteligente com Deteção de Peões e Ciclistas e Assistência em Cruzamentos, bem como o Estacionamento Automático e Cruise Control Inteligente.

A Nissan estreia também a Câmara de Visão 360º pela primeira vez no segmento de furgões compactos, democratizando esta tecnologia de ponta. Usando um conjunto de câmaras, o sistema exibe uma visão geral de 360 graus da área ao redor do automóvel. Paralelamente, o sistema ProPILOT da Nissan será também disponibilizado para condução em autoestrada: permite que o automóvel diminua a velocidade automaticamente (até uma paragem total se necessário) e acelere seguindo o veículo à sua frente, além de mantê-lo alinhado na faixa, mesmo em curvas.

Estará equipado com uma bateria com 44 kWh de capacidade e tecnologia avançada, como a gestão de energia inteligente e arrefecimento térmico eficaz, num conjunto otimizado em termos de dimensões e competências. O motor debita 90 kW (122 CV) de potência e 245 Nm de binário, para uma autonomia estimada de 285 quilómetros com uma única carga. Com possibilidade de carregamento rápido máximo de 75 kW (a partir de tomada CCS), leva 42 minutos a carregar zero a 80%.

Quanto à modularidade e versatilidade, a versão combi da nova Townstar terá capacidade de bagageira que vai até aos 775 litros e diferentes opções de configuração do habitáculo. Já a versão profissional tem um espaço de carga até 3,9 m3, podendo transportar até duas europaletes e 800 kg, oferecendo ainda uma capacidade de reboque de 1500 kg.

O novo Townstar também inclui soluções de armazenamento inteligentes e um espaço dedicado para materiais de escritório a bordo.

Primastar com nova imagem

Anteriormente NV-300, a Primastar foi significativamente atualizada, destacando-se a nova grelha, os novos faróis de LED e as jantes de liga leve de 17 polegadas opcionais. Também passa a beneficiar das novas tecnologias do Sistema Avançado de Assistência à Condução (ADAS), para maior conforto e segurança, com recursos como o Aviso de Ângulo Cego, Aviso de Saída de Faixa, Reconhecimento de Sinais de Trânsito, Controle de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo e Travagem de Emergência Inteligente.

A Primastar também beneficia de mais potência conferida por um conjunto de motores em conformidade com a norma Euro 6d. Isto garante que os clientes possam desfrutar do que há de mais moderno em tecnologia de motorização de baixa emissão, disponível com transmissão manual ou automática de dupla embraiagem. Além de versão comercial, a Primastar tem igualmente uma versão de passageiros.

Cada modelo desta renovada gama de VCL inclui a garantia pan-europeia de cinco anos da Nissan para maior tranquilidade. A gama e preços para Portugal estão ainda a ser definidos.

Especificações Townstar EV

Capacidade da bateria (útil)

44 kWh

Potência máxima

90 kW (122 CV)

Binário máximo

245 Nm

Autonomia

Até 285 km

Carregamento em AC

11 kw de série, 22 kw opcional

Carregamento em DC/ficha

75 kW/CCS

Tempo de carga em DC

0 a 80% em 42 minutos

Arrefecimento da bateria

Sim em carregamento 22 kW, opcional para 11 kW

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.