Ainda em plano de testes, a R1T, nova pick-up elétrica desta jovem companhia que tem em vigor um contrato com a Amazon para a produção de veículos elétricos de entregas, mostra já as suas qualidades no atravessamento de locais pouco usuais e de elevadíssima complexidade para a grande maioria dos automóveis.
Pedras, pó e cascalho são inimigos da capacidade de aderência, juntando-se ainda a inclinação significativa, mas a Rivian R1T revela enorme facilidade para fazer face às dificuldades do terreno, com o próprio CEO da companhia, R.J. Scaringe, a partilhar nas redes sociais alguns vídeos dos testes na região do Arizona.
Steep grades. pic.twitter.com/3kClLD4rAF
— RJ Scaringe (@RJScaringe) February 13, 2021
Construídos em plataforma modular de estilo ‘skate’, ou seja, com uma base à qual se pode adaptar a carroçaria, os R1T e R1S (a versão SUV) prometem elevada versatilidade e potência para sair de situações mais complicadas. Nos vídeos partilhados por Scaringe, percebe-se como o sistema de vetorização de binário funciona para colocar a potência no chão, enfrentando a inclinação de forma muito eficaz.
Com tração integral elétrica, é mais fácil ao sistema de controlo eletrónico do veículo alternar a potência entre cada roda de acordo com os dados de motricidade instantâneos, fazendo com que a progressão esteja mais fácil, mesmo quando o terreno a enfrentar se torna muito acidentado.
Testing in Arizona! pic.twitter.com/rREMaKReDe
— RJ Scaringe (@RJScaringe) February 11, 2021