Nos modelos elétricos, a entrega instantânea do binário consegue proporcionar uma imensa versatilidade de andamentos, podendo acelerar quase tão depressa como um desportivo, mas também servindo para aplicações como as de todo-o-terreno. Tecnologia essencial para esses fins é a de vetorização do binário, que permite distribuir a energia a rodas distintas consoante as necessidades. A nova pick-up elétrica da Rivian é disso um bom exemplo.

Ainda em plano de testes, a R1T, nova pick-up elétrica desta jovem companhia que tem em vigor um contrato com a Amazon para a produção de veículos elétricos de entregas, mostra já as suas qualidades no atravessamento de locais pouco usuais e de elevadíssima complexidade para a grande maioria dos automóveis.

Pedras, pó e cascalho são inimigos da capacidade de aderência, juntando-se ainda a inclinação significativa, mas a Rivian R1T revela enorme facilidade para fazer face às dificuldades do terreno, com o próprio CEO da companhia, R.J. Scaringe, a partilhar nas redes sociais alguns vídeos dos testes na região do Arizona.

Construídos em plataforma modular de estilo ‘skate’, ou seja, com uma base à qual se pode adaptar a carroçaria, os R1T e R1S (a versão SUV) prometem elevada versatilidade e potência para sair de situações mais complicadas. Nos vídeos partilhados por Scaringe, percebe-se como o sistema de vetorização de binário funciona para colocar a potência no chão, enfrentando a inclinação de forma muito eficaz.

Com tração integral elétrica, é mais fácil ao sistema de controlo eletrónico do veículo alternar a potência entre cada roda de acordo com os dados de motricidade instantâneos, fazendo com que a progressão esteja mais fácil, mesmo quando o terreno a enfrentar se torna muito acidentado.