Novo Honda Jazz aposta tudo no híbrido e acelera eletrificação da marca

23/10/2019

Honda Jazz Exterior
Acelerando a sua estratégia de eletrificação na Europa, a Honda revelou a nova geração do Jazz modelo que adota motorização exclusivamente híbrida, tendo a marca o compromisso de incrementar o número de modelos eletrificados na sua gama até ao final de 2022, três anos antes do inicialmente previsto.

O Jazz de nova geração mantém o formato de mini-monovolume que já era conhecido, mas aposta em estilo mais radical e ‘limpo’ de acordo com o diretor de desenvolvimento da marca, Katsushi Inoue, que reforça o facto de o Jazz sublinhar o “compromisso para criar uma nova gama de modelos para o futuro”, na qual a eletrificação está em claro plano de destaque.

A Honda prepara o lançamento de seis novos modelos eletrificados até ao final de 2022, com o primeiro desses modelos já conhecido, o Honda e, seguindo-se o novo Jazz Hybrid no verão de 2020 e, para o biénio de 2021 e 2022, mais quatro modelos, incluindo um SUV estilizado e um outro modelo 100% elétrico para complementar a gama.

A opção para cumprir com as metas de emissões mais apertadas passou por oferecer o Jazz apenas com motorização híbrida, sendo uma evolução do mesmo i-MMD encontrado no CR-V Hybrid, mas mais compacto e pensado para combinar prestações com eficiência de utilização. Repete a configuração de dois motores elétricos e um motor de combustão interna a gasolina.

Lançado em 2001 como Fit, o utilitário da Honda tornou-se num dos modelos mais importantes da marca com mais de 7.5 milhões de unidades vendidas globalmente. Assim, naturalmente, os responsáveis votam a este modelo um papel muito importante no processo de eletrificação. Para garantir a rigidez estrutural, houve aumento no recurso aos aços de ultra-elevada resistência, estando todo este conjunto tecnológico envolto num exterior minimalista que vai ser inspiração também para os outros modelos da marca no futuro.

Sobre este aspeto, que poderá ser o mais polarizador, a marca assume linhas mais limpas, sobretudo na dianteira, com uma grelha prolongada pelo capot e faróis volumoso com iluminação LED diurna. A Honda destaca o trabalho feito no adelgaçamento do pilar A, para oferecer uma visibilidade melhorada a três quartos para a frente, destacando ainda as linhas laterais horizontais e os ombros largos nas cavas das rodas. Na traseira, o destaque vai para os farolins horizontais.

No interior os níveis de qualidade foram bastante melhorados, mantendo o mesmo espaço interior, uma característica pela qual é reconhecida a geração atual do Jazz. Para maximizar essa característica, o depósito de combustível está posicionado no centro do chassis, por baixo dos bancos da frente, o que lhe permite oferecer o sistema de bancos mágicos. A este respeito, os bancos, por exemplo foram desenvolvidos para oferecer conforto e resistência à fadiga. A nível tecnológico, destaque para o ecrã central de grandes dimensões com aplicações integradas, conexão Android Auto e Apple CarPlay sem fios e e hotspot.

Além da versão base, a Honda apresentou também uma versão mais aventureira, denominada Crosstar, também com motorização híbrida, mas com uma maior altura ao solo, desenho único da dianteira e barras de tejadilho, além de proteções inferiores em plástico para uma visão mais robusta.

A nível da segurança, o novo Jazz conta com tecnologia Sensing aperfeiçoada com a instalação de uma nova câmara, mais ampla e de elevada definição, substituindo assim a configuração anterior da câmara e do radar. De acordo com a marca, isso permite uma maior perceção do ambiente da viatura, incluindo o reconhecimento das faixas de rodagem.

O sistema de travagem automática para mitigação de colisões (CMBS) foi também aperfeiçoado para funcionamento noturno para detetar peões e ciclistas quando não há iluminação e trava quando as viaturas se cruzam ou se aproximam do veículo. O novo sistema de câmara permite também que o Adaptive Cruise Control (ACC) acompanhe o trânsito em baixas velocidades e aplica o Lane Keep Assist em estradas urbanas e rurais.

Honda Jazz and Honda Jazz Crosstar Exterior

Noutra novidade relevante, todos os novos produtos de eletrificação surgem sob o nome Honda e:Technology, incluindo os produtos de força e motos à medida que se forem eletrificando.

O novo Jazz e:HEV estará disponível em meados de 2020, não havendo preços nem características técnicas disponíveis.

a carregar vídeo

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.