O Jazz de nova geração mantém o formato de mini-monovolume que já era conhecido, mas aposta em estilo mais radical e ‘limpo’ de acordo com o diretor de desenvolvimento da marca, Katsushi Inoue, que reforça o facto de o Jazz sublinhar o “compromisso para criar uma nova gama de modelos para o futuro”, na qual a eletrificação está em claro plano de destaque.
A Honda prepara o lançamento de seis novos modelos eletrificados até ao final de 2022, com o primeiro desses modelos já conhecido, o Honda e, seguindo-se o novo Jazz Hybrid no verão de 2020 e, para o biénio de 2021 e 2022, mais quatro modelos, incluindo um SUV estilizado e um outro modelo 100% elétrico para complementar a gama.
A opção para cumprir com as metas de emissões mais apertadas passou por oferecer o Jazz apenas com motorização híbrida, sendo uma evolução do mesmo i-MMD encontrado no CR-V Hybrid, mas mais compacto e pensado para combinar prestações com eficiência de utilização. Repete a configuração de dois motores elétricos e um motor de combustão interna a gasolina.
Lançado em 2001 como Fit, o utilitário da Honda tornou-se num dos modelos mais importantes da marca com mais de 7.5 milhões de unidades vendidas globalmente. Assim, naturalmente, os responsáveis votam a este modelo um papel muito importante no processo de eletrificação. Para garantir a rigidez estrutural, houve aumento no recurso aos aços de ultra-elevada resistência, estando todo este conjunto tecnológico envolto num exterior minimalista que vai ser inspiração também para os outros modelos da marca no futuro.
Sobre este aspeto, que poderá ser o mais polarizador, a marca assume linhas mais limpas, sobretudo na dianteira, com uma grelha prolongada pelo capot e faróis volumoso com iluminação LED diurna. A Honda destaca o trabalho feito no adelgaçamento do pilar A, para oferecer uma visibilidade melhorada a três quartos para a frente, destacando ainda as linhas laterais horizontais e os ombros largos nas cavas das rodas. Na traseira, o destaque vai para os farolins horizontais.No interior os níveis de qualidade foram bastante melhorados, mantendo o mesmo espaço interior, uma característica pela qual é reconhecida a geração atual do Jazz. Para maximizar essa característica, o depósito de combustível está posicionado no centro do chassis, por baixo dos bancos da frente, o que lhe permite oferecer o sistema de bancos mágicos. A este respeito, os bancos, por exemplo foram desenvolvidos para oferecer conforto e resistência à fadiga. A nível tecnológico, destaque para o ecrã central de grandes dimensões com aplicações integradas, conexão Android Auto e Apple CarPlay sem fios e e hotspot.
Além da versão base, a Honda apresentou também uma versão mais aventureira, denominada Crosstar, também com motorização híbrida, mas com uma maior altura ao solo, desenho único da dianteira e barras de tejadilho, além de proteções inferiores em plástico para uma visão mais robusta.
A nível da segurança, o novo Jazz conta com tecnologia Sensing aperfeiçoada com a instalação de uma nova câmara, mais ampla e de elevada definição, substituindo assim a configuração anterior da câmara e do radar. De acordo com a marca, isso permite uma maior perceção do ambiente da viatura, incluindo o reconhecimento das faixas de rodagem.
O sistema de travagem automática para mitigação de colisões (CMBS) foi também aperfeiçoado para funcionamento noturno para detetar peões e ciclistas quando não há iluminação e trava quando as viaturas se cruzam ou se aproximam do veículo. O novo sistema de câmara permite também que o Adaptive Cruise Control (ACC) acompanhe o trânsito em baixas velocidades e aplica o Lane Keep Assist em estradas urbanas e rurais.
O novo Jazz e:HEV estará disponível em meados de 2020, não havendo preços nem características técnicas disponíveis.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.