Novo Opel Corsa-e: Ligado à corrente para democratizar o elétrico

05/06/2019

O Corsa, historicamente um ‘best-seller’ no seio da Opel, foi o eleito para a marca se lançar na nova fase da eletrificação, estando prevista a sua chegada ao mercado na primavera de 2020 com um preço a rondar os 30.000€. O objetivo é democratizar o elétrico e acabar com os dramas de ansiedade de autonomia.

A estratégia de eletrificação da Opel arranca em pleno no ano de 2019, não só com a variante híbrida Plug-in do Grandland X, denominada Hybrid4, mas também com o primeiro Corsa elétrico, que é o seu modelo ‘best-seller’, com mais de 14 milhões de unidades produzidas. Este utilitário de segmento B terá a mesma plataforma multienergia que o Peugeot 208, ou seja, a CMP do Grupo PSA, sendo a primeira a ser revelada, mesmo que não seja a primeira a chegar ao mercado – esse papel caberá aos modelos com motorizações tradicionais, já em novembro (com motores 1.2 PureTech a gasolina e 1.5 BlueHdi).

Para o modelo elétrico, a Opel recorre a um motor elétrico de 100 kW (136 CV) e 260 Nm de binário, o que lhe confere uma autonomia estimada de 330 quilómetros, já de acordo com a norma WLTP. Recorre a uma bateria de 50 kWh adaptada para receber carga rápida, atingindo 80% da sua capacidade em 30 minutos. O Corsa-e está preparado para todas as opções de carregamento – através de tomada doméstica, posto de parede (‘wallbox’) e carga rápida – com a bateria a possuir cobertura de garantia de oito anos. O estado de carga pode ser consultado através da aplicação ‘MyOpel’ com o objetivo de facultar controlo sobre horários e custos de recarregamento.

A marca adianta que este seu novo modelo terá diferentes personalidades consoante o modo escolhido pelo condutor, uma vez que dispõe de três modos de condução, podendo assim escolher entre o Normal, o Eco e o Sport. O modo Sport modifica a resposta do sistema para tornar o Corsa-e ainda mais dinâmico, enquanto no polo oposto, o modo Eco incrementa a eficiência e autonomia.

A potência elétrica do motor permite, de acordo com a marca germânica, uma condução dinâmica, graças à entrega do binário praticamente desde o arranque. Os dados anunciados apontam para uma aceleração de zero a 50 km/h em 2,8 segundos e um valor de zero a 100 km/h em 8,1 segundos.

Design evolutivo

A Opel estreia também uma nova filosofia de design com este novo Corsa, com aparência dinâmica graças a dimensões exteriores compactas semelhantes à de gerações anteriores. Com comprimento total de 4,06 metros, o Corsa permanece um ‘cinco lugares’, ainda que a linha de tejadilho esteja 48 mm mais baixa, ao estilo ‘coupé’, sem que isso afete o espaço em altura no habitáculo, que garantem ser até maior do que na anterior geração, beneficiando ainda de distância entre eixos maior. O condutor senta-se num plano mais baixo (redução de 28 mm). Os bancos podem ter revestimento em couro.

O comportamento dinâmico beneficia do centro de gravidade mais baixo, com o objetivo de obter uma resposta melhorada. No entanto, como é usual pela necessidade de montar baterias que acrescentam peso ao conjunto, a marca adianta que um dos objetivos para este Corsa foi o da redução do chamado ‘body in white’, ou seja, o ‘esqueleto’, que é cerca de 40 kg mais leve do que o anterior, de forma a que o aumento de peso não seja muito notório, uma vez adicionados os elementos elétricos ao chassis. Essa intenção permitirá também beneficiar a agilidade dinâmica.

Carregamento: opções variadas

No que diz respeito ao carregamento, um dos seus trunfos estará na inclusão de um carregador de bordo trifásico de 11 kW (logo na versão First Edition de lançamento), dispondo em alternativa de um carregador monofásico de 7.4 kW. O Corsa-e terá sempre um cabo ‘mode 2’ para ligação às tomadas domésticas, enquanto as ‘wallboxes’ estarão disponíveis para um tempo de carga completo de cerca de cinco horas. Em viagens mais longas, o recurso ao cabo ‘mode 3’ permite carregamento em corrente alternada (AC) dos postos públicos mais comuns. Já em postos de carga rápida de corrente contínua (DC), o Corsa-e admite potências até 100 kW, o que pode restabelecer 80% da sua carga total em menos de meia hora.

Equipamento reforçado

O Opel Corsa-e faz a estreia de diversos sistemas de assistência à condução avançados, como os faróis adaptativos de matriz de LED que surgem no segmento dos ‘sub-compactos’ pela primeira vez. Os oito elementos de LED controlados por uma câmara dianteira de alta resolução, de nova geração, adaptam continuamente o feixe de luz às condições de tráfego. Na segurança, a nova câmara dianteira permite reconhecimento de sinais de trânsito e deteta informação adicional como sinais de LED.

O limite de velocidade é mostrado no painel de instrumentos. O novo Opel elétrico pode ser também equipado com programador de velocidade adaptativo baseado em radar e sensores de flanco, os quais se estreiam neste modelo. Estão igualmente disponíveis o sistema de alerta de ângulo cego e uma variedade de assistentes ao estacionamento.

As últimas afinações do novo Opel Corsa

Além disso, o Corsa-e também estreia sistemas de informação e entretenimento: o Multimedia Navi, com ecrã tátil de sete polegadas, e o topo de gama Multimedia Navi Pro, com ecrã tátil de 10 polegadas, também oferecem os novos serviços telemáticos “Opel Connect”, com funções como navegação com informações de tráfego em tempo real, bem como ligação direta a assistência em viagem e chamada de emergência.

O Opel Corsa-e começa a ser produzido no início de 2020, chegando ao mercado nacional na primavera. As encomendas já estão abertas nalguns países, como na Alemanha, onde o preço é de 29.900€ para o mercado local, esperando-se que o mesmo ocorra em Portugal dentro de, sensivelmente, um mês. O preço deverá rondar esse mesmo valor, embora não esteja ainda confirmado.

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