Novo Opel Corsa faz grande ‘dieta’ para maior eficácia

16/04/2019

A nova geração do Opel Corsa está cada vez mais perto e já tem uma certeza: será mais leve em cerca de 10% face à geração anterior, com o modelo mais leve a ficar abaixo dos mil quilos. O objetivo é melhorar a dinâmica e reduzir as emissões e consumos, graças à sua maior ligeireza.

Na sua sexta geração, o Corsa dedica uma atenção especial ao peso, graças a uma arquitetura completamente nova, que está na génese do prometido aumento de eficiência. Assim, de acordo com a marca, cada Corsa (independentemente da sua motorização – gasolina, Diesel ou elétrico) irá tirar partido de uma construção de baixo peso: a versão mais leve desta nova geração consegue baixar da fasquia referencial dos 1000 quilogramas – sem condutor, pesa apenas 980 kg.

Por comparação com a versão similar do modelo anterior, isto traduz-se numa significativa redução de 108 kg, algo como cerca de 10%, apesar de se tratarem de carroçarias com comprimentos semelhantes, em redor dos quatro metros.

Engenharia de baixo peso

O grande segredo para essa redução de peso está na conceção de uma nova arquitetura ‘multi-energia’, cujo desenvolvimento começou nos primeiros esquemas de computador, utilizando os métodos mais recentes de desenvolvimento virtual. O recurso a aços de vários graus de rigidez e a diferentes soluções de ligação contribuíram decisivamente para a grande redução de peso. Isso engloba a utilização extensiva de aços de alta rigidez e ultra rigidez, bem como a otimização de percursos de carga, soldaduras, estrutura e forma.

Por comparação com o modelo anterior, a estrutura de carroçaria (‘body-in-white’, sem pintura) do novo Corsa pesa menos 40 kg. A nova geração Corsa está baseada numa nova plataforma ‘multi-energia’ para modelos sub-compactos e compactos, que permite receber um leque alargado de sistemas de motorização. A gama do novo Corsa terá motores térmicos a gasolina e Diesel, bem como uma variante elétrica a bateria.

A Opel aponta grande leveza para os motores de combustão interna, com construção em alumínio, além de eixos dianteiro e traseiro otimizados, que também permitem um baixo peso no novo modelo. O propulsor a gasolina, com três cilindros, pesa menos cerca de 15 kg do que o anterior de quatro cilindros. Muito raro neste segmento é o capô do motor feito de alumínio que, no caso do Corsa, poupa algo como 2,4 kg face ao capô de aço do anterior modelo. O topo de gama Insignia era, até hoje, o único modelo da gama Opel com capô feito de alumínio.

Outros componentes a passarem por ‘dieta’ foram os bancos. As estruturas otimizadas traduzem-se numa redução total de 10 kg (5,5 kg à frente e 4,5 kg atrás). A redução do peso não se fez, segundo a marca, às custas doutros elementos, como a insonorização, para a qual foram utilizados novos materiais mais leves.

Recorde-se que o Corsa prepara-se para sofrer uma renovação completa, com lançamento ainda este ano. Dá, assim, continuidade a uma história de sucesso que teve início com a primeira geração, lançada em 1982.