Novos Kia Niro Hybrid e Sportage Hybrid: Todos os gramas contam

20/09/2019

Com algum humor, Jorge Gonçalves, diretor de planeamento e de produto da Kia Portugal, explicou que a estratégia de preparação para a entrada em vigor da nova meta de emissões passa pela atenção ao detalhe para redução de mais quatro ou cinco gramas de CO2 por cada modelo. Mas, essa é uma realidade que todos os construtores terão de enfrentar de forma bem séria até 2020. Para já, a Kia surge bem posicionada com os seus híbridos renovados, o Niro Hybrid e o Sportage Hybrid, neste último caso dizendo adeus ao Diesel. Mas apenas parcialmente.

Num mercado em que as motorizações a gasolina vão ganhando peso face aos Diesel, a Kia segue a mesma onda. De janeiro a agosto, de acordo com os dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), o ‘mix’ de vendas na Kia tem 66% a gasolina, 22% a gasóleo e 10% de eletrificados – apenas híbridos puros e mild-hybrid. Já os elétricos puros, apenas 1%, embora estes números também devam ser explicados pela falta de capacidade de oferta face à procura. Para 2030, a Kia aponta para um total de 30% das suas vendas em formato eletrificado, compreendendo as diversas facetas.

No entanto, para Niro e Sportage, novidades de relevo, seja no capítulo estético, seja no capítulo técnico e tecnológico. Nos Niro HEV e Plug-in Hybrid, modelos concebidos para funcionarem apenas com soluções eletrificadas, há novos para-choques, novas óticas com iluminação full-LED, novas jantes de 18 polegadas ‘dual tone’ ou também de 16” e uma nova cor exterior (Horizon Blue) num total de dez. Com 4355 mm de comprimento e 2700 mm de distância entre eixos, as dimensões mantêm-se inalteradas, embora o interior conte com atualizações de relevo, por exemplo com um novo sistema de navegação assente em ecrã de 10 polegadas, além de possibilidade de emparelhamento de dois telemóveis. De série, surge um ecrã de 8 polegadas.

O tablier tem novo acabamento e há novos materiais, enquanto o condutor passa a dispor de um novo painel digital de 7 polegadas. Também passa a ser possível configurar a luz ambiente. Numa reação às críticas no seu lançamento, a Kia procedeu à substituição do travão de parque com acionamento por pedal por um travão de estacionamento eletrónico.

Em termos técnicos, há uma atualização em função da entrada em vigor da homologação WLTP, embora se mantenham os preceitos técnicos, ou seja, o motor 1.6 GDI a gasolina de 105 CV e 147 Nm mais um motor elétrico de 44 CV e 170 Nm para um valor total de 141 CV e 265 Nm de binário no Niro Hybrid. A bateria tem uma capacidade de 1.56 kWh. Em termos de valores de consumos e emissões, a marca aponta agora um valor de 4,8-5,1 l/100 km e de 110-119 g/km, respetivamente, sempre dependendo da configuração de equipamento.

Fundação solidária

A apresentação nacional dos dois modelos teve lugar na Fundação do Gil, local que desempenha um importante papel no apoio à integração familiar de crianças com internamentos prolongados por razões sociais. A fundação estreia um novo espaço para conferências onde o intuito é ajudar assim a financiar o seu trabalho solidário com as crianças.

Na versão Plug-in híbrida, tudo idêntico, embora o motor elétrico tenha uma potência de 61 CV e a bateria tenha uma capacidade de 8.9 kWh, sendo os valores de potência os mesmos – 141 CV. O que muda, porém, é o valor de consumos (1,8 l/100 km) e de emissões (31 g/km), além de uma redução na autonomia em modo elétrico, que baixa para os 49 quilómetros, não por qualquer mudança técnica, mas por aplicação do ciclo WLTP de medições.

O carregamento é feito a um máximo de 3.3 kW, estando limitado pelo carregador interno. Ainda assim, 2h15m chegam para restabelecer a energia da bateria.

Há ainda novas tecnologias de segurançam como o cruise control adaptativo ou a aâmara traseira como espelho retrovisor durante a condução. Para maior eficiência, as patilhas do volante funcionam como controladoras da regeneração no modo Eco, mas também podem ser usadas para comandar as passagens de caixa no modo Sport.

Depois, há novas denominações e estruturas de equipamento: para o Niro Hybrid, há níveis Urban, Drive e Tech, os quais têm um preço de 30.220€, 32.320€ e 34.270€, respetivamente. Porém, no lançamento, uma campanha de 3700€ torna estes modelos mais acessíveis, pelo que os preços assumem assim uma fasquia de 26.520€, 28.620€ e 30.570€, sempre com aquela ordem de equipamentos.

O Niro PHEV segue os mesmos preceitos em termos de níveis de equipamento – Urban, Drive e Tech –, com os preços base a serem de 39.450€, 41.250€ e 42.750€, mas aqui, visando claramente ao canal de frotas, há um ‘desconto frota’, que posiciona os modelos com preços de 27.025 mais IVA, 28.255 mais IVA e 29.280 mais IVA. Porém, enquanto a aposta neste canal de vendas é agora evidente, a Kia enfrenta uma dificuldade pelas limitações de produção, pelo que as unidades que chegam a Portugal estão já vendidas.

Sportage Hybrid em formato Diesel Hybrid

O SUV da Kia já vai na quarta geração, recebendo agora um facelift desde o lançamento em 2015. Conta agora com novas óticas Full LED, novos para-choques, nova grelha dianteira e opções de jantes de 17 ou 19 polegadas, entre outros detalhes. As versões de topo, GT Line, recebem ainda acabamentos exteriores exclusivos que reforçam toda a estética desportiva, como por exemplo as luzes DRL tipo ‘Ice Cube’, agora integradas nos grupos óticos.

No interior, a Kia dedicou o seu esforço para tornar este modelo mais desportivo, mas as alterações mais significativas surgem no capítulo técnico. Surgem igualmente dois novos sistemas de infotainment: um ecrã tátil de 7 polegadas ou o novo “frameless” sistema de 8 polegadas.

As opções a gasolina continuam a ter versões 1.6 GDI de 132 CV (4×2 Manual) e 1.6 T-GDI de 177 CV (4×2 Manual ou, como novidade, com caixa automática 7DCT), mas o Diesel ‘puro’ acaba. Ou seja, o Sportage assume também a sigla Hybrid, mesmo que seja com um motor 1.6 CRDi assistido por um motor elétrico com tecnologia de 48V em dois níveis de potência – 115 CV e 136 CV.

Denominado MHSG (Mild-Hybrid Starter Generator), este motor e gerador elétrico substitui o alternador convencional e tem por missão assistir o motor 1.6 CRDi, resultando numa redução de 15% em emissões e de 4% nos consumos.

Este sistema permite, por exemplo, maior eficiência em diversos momentos, como na aproximação a um semáforo, desligando o motor em andamento em velocidades abaixo dos 30 km/h.

Entre o equipamento de base contam-se já o ar condicionado automático, câmara de estacionamento traseira, controlo de velocidade de descida, assistente de arranque em subida, sensores de chuva e de luz, bem como sistema de monitorização de pressão dos pneus e jantes de 17 polegadas.

Disponível, tal como o Niro, em três níveis de equipamento – Urban, Tech e GT Line – este Sportage Hybrid evidencia também a aposta da Kia no mercado empresarial, disponibilizando a versão de entrada (Urban) por 24.990€, campanha que é extensível a todas as empresas, independentemente da dimensão da sua frota.

Os preços arrancam nos 31.990€ para o Urban de 115 CV, passando pelos 34.990€ do Tech e acabando nos 35.240€ do GT Line, este associado ao motor 1.6 CRDi de 136 CV. Mas, também aqui há campanha no valor de 4500€ para os Urban e Tech e de 4750€ para o GT Line, pelo que o preço de entrada fica por 27.490€ para clientes particulares. No caso dos empresariais, então, a Kia reconhece que o Sportage Hybrid Urban “será o melhor de quatro mundos: SUV, híbrido, Diesel com TCO competitivo para as empresas e um preço para essas de 24.990€ (enquadramento fiscal tributação autónoma no escalão mais baixo 10%).

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