Fotos: Alibaba
O Chang Li não é bonito, está longe de ser máquina tecnicamente evoluída e o único ‘mimo’ na lista de equipamentos é um sistema de som com rádio. Mas pode pedir-se muito mais ao automóvel elétrico mais barato do mundo?

Na China acelera-se a fundo a eletrificação do automóvel. E, conscientes de que democratização da tecnologia só chegará quando o preço deixar de ser um entrave à comercialização em massa, os construtores locais começam a explorar o conceito do elétrico ‘low-cost’.

Nessa corrida, a chinesa Changzhou Xili Vehicle parece partir na frente. Com décadas de experiência no fabrico dos populares triciclos do tipo, a empresa lançou o Chang Li, modelo 100% elétrico de pequenas dimensões que já se encontra à venda na plataforma digital Alibaba, com um preço de referência abaixo dos 1000 euros!

Este Chang Li é ainda mais compacto que os citadinos da smart, com menos de 2,5 metros de comprimento e apenas de 1,480 mm de distância entre eixos. A lotação está limitada a apenas dois lugares e respetivas bagagens, com uma capacidade de carga que ronda muito interessantes 300 kg.

Face a estas características, o motor elétrico debita 1.5 cv de potência e não supera os 30 km/h, sendo pensado para utilização vincadamente urbana. Na versão base o modelo conta com uma bateria de 800 W, embora também existam versões mais potentes, até 1.200 W. Dependendo do tipo de bateria utilizada, o modelo pode percorrer até 100 quilómetros com uma carga completa. O carregamento varia entre sete e dez horas, consoante o tipo de rede elétrica.