O jogo das plataformas no futuro da Audi

08/10/2019

No plano de transição para a mobilidade eletrificada, a Audi assume uma posição de grande destaque no seio do Grupo Volkswagen, na medida em que a marca de Ingolstadt recorre ao potencial de sinergias múltiplas com as demais companhias do grupo para assim lançar-se no novo universo de automóveis elétricos.

Revelando o seu plano de sustentabilidade para os próximos anos, a Audi tem na calha o lançamento de 20 veículos 100% elétricos até 2025 (dentre 30 eletrificados em todas as gama), com recurso a uma série de arquiteturas que permitem diversas opções de produção.

Neste âmbito, abrem-se até novas possibilidades de segmento para o futuro, como revelou a Audi com a apresentação de modelos com base na plataforma PPE (Premium Platform Electric), que foi desenvolvida em cooperação com a congénere alemã Porsche, estando prevista a sua utilização em modelos de grandes dimensões de classe superior, com baixo centro de gravidade e que pode ser utilizada em diferentes segmentos.

A marca detalhou que esta arquitetura permite a adoção de variantes de motor traseiro/tração traseira e motores nos dois eixos/tração integral para diferentes tipos de veículos. De igual forma, sendo um produto de luxo, terá outros recursos de topo, como suspensão pneumática, vetorização de binário e quatro rodas direcionais.

Já confirmada está a utilização de uma rede elétrica de 800 volts que permite carregamento a grande velocidade, com a Audi a anunciar uma capacidade de até 350 kW. Outro ponto destacado pela Audi está a possibilidade de ajustar a bateria ou toda a plataforma consoante as necessidades do modelo em produção: diferentes distâncias entre eixos, larguras e alturas ao solo, cobrindo, portanto, um elevado espetro de segmentos.

No mesmo sentido, também da parceria com a histórica marca de desportivos, a plataforma J1 para modelos de orientação desportiva deu origem ao Porsche Taycan e será a base sobre a qual irá assentar a variante de produção do e-tron GT Concept, cujo concept foi revelado no ano passado e que deverá chegar em 2020, sendo o segundo desta nova leva de elétricos, após o e-tron quattro, que chegou às estradas em meados deste ano. No entanto, o SUV elétrico tem por base uma versão evoluída da plataforma MLB-Evo, que poder ser adaptada para motorizações elétricas.

O mais desportivo

Chamando bastante a atenção no momento da sua revelação, no Salão de Los Angeles, em 2019, o Audi e-tron GT Concept tem por base a já referida plataforma J1, sendo uma arquiteura de performance que, como explicado pela marca germânica, surge nesta configuração com potencial até 434 kW/590 CV, tração integral quattro, sistema elétrico de 800 volts e carregamento até 350 kW, tal como sucede no concept que serviu de demonstração para a plataforma PPE e do qual a Audi não permitiu que se tirassem fotografias (nem sequer para fins oficiais).

Terá dois motores de síncrono permanente (nas versões performance) e a bateria central evidencia até um curioso ‘degrau’ na zona dos pés dos passageiros traseiros, para que a sua posição sentados seja mais natural, sem que os joelhos estejam muito elevados. Com 1,38 metros de altura, é 14 mm mais baixo do que um A7 Sportback atual. Será produzido em Neckarsulm, juntamente com o A8.

O SUV das sinergias máximas

O terceiro modelo 100% elétrico de nova geração a chegar será o Q4 e-tron, aqui prefigurado pelo concept, mostrando uma forte evolução no estilo e base na plataforma MEB, a nova arquitetura modular desenvolvida pela Volkswagen e que será depois utilizada por diversas marcas do grupo para os seus elétricos, como a SEAT com o seu El-Born.

Trata-se de um SUV moderno com design compacto, devido às zonas suspensas mais curtas nas extremidades. Este modelo terá potência de 225 kW/306 CV, podendo ter tração traseira ou quattro, mas a voltagem do sistema elétrico é de 400 volts, o que faz descer a capacidade de carregamento para um valor em torno dos 125 kW.

A promessa para este carro é a de um modelo de produção em série com imagem muito aproximada à do concept, com dimensões muito semelhantes às de um A3, mas co o espaço interior de um Q5 graças à distância entre eixos superior a 2,70 metros. Será produzido em Zwickau e esta é uma base que também é olhada pela Audi como multiplicadora de possibilidades – módulos de bateria adaptáveis, altura ao solo variável e carroçarias SUV ou Sportback.

A plataforma MEB, vista como o expoente máximo das sinergias no Grupo Volkswagen, permite diferentes configurações de veículos, aqui aplicada no Q4 e-tron Concept.

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