Opel Grandland X Hybrid4 assume posicionamento topo de gama

22/10/2019

Opel Grandland X Hybrid4
O novo Grandland X Hybrid4, posicionado como topo de gama com 300 CV de potência, já pode ser encomendado no mercado nacional, com a Opel a propor este SUV híbrido Plug-in com um preço a partir dos 57.670€.

O arranque da nova era de eletrificação da Opel dá-se com o Grandland X Hybrid4, que chegará aos concessionários ainda antes do Corsa-e, que será o primeiro elétrico de produção em massa da marca germânica, sendo posicionado na gama do SUV como o modelo mais equipado, mais potente e, também, o mais eficiente, com um consumo médio que varia entre os 1,3 e os 1,4 l/100 km no ciclo WLTP e um consumo entre os 29 e os 32 g/km de CO2, também no ciclo WLTP. Graças aos dois motores elétricos, anuncia igualmente uma autonomia de até 59 quilómetros sem emissões (69 no anterior ciclo NEDC).

A potência de 300 CV permite-lhe obter prestações desportivas (zero aos 100 km/h em 6,1 segundos e velocidade máxima de 235 km/h), tirando partido também de um motor a gasolina de 1.6 litros sobrealimentado e com injeção direta, debitando 200 CV de potência e 520 Nm de binário. Os dois motores elétricos oferecem 109 CV (80 kW), sendo alimentados por bateria de iões de lítio de 13.2 kWh. O motor elétrico dianteiro está acoplado a uma caixa automática eletrificada de oito velocidades. O segundo motor elétrico está integrado no eixo traseiro, com um diferencial, o que permite obter tração às quatro rodas. O sistema elétrico de tração é chamado a intervir a velocidades mais baixas e em fases de transição de regime.

O sistema híbrido tem quatro modos de funcionamento – Elétrico, Híbrido, AWD e Sport – que podem ser selecionados pelo condutor. No modo híbrido, a sofisticada gestão seleciona automaticamente o tipo de motorização mais eficiente para cada momento, permitindo ativar o modo elétrico de emissões zero quando se chega a um centro urbano. No modo AWD (All-Wheel Drive, tração integral), é ligado o motor elétrico do eixo traseiro para alcançar a máxima capacidade de tração.

O carregador de bordo é de 3.3 kW, estando disponível um de 6.6 kW em opção (500 euros). A bateria está instalada sob o banco traseiro, otimizando a ocupação do espaço do habitáculo e da bagageira. Os tempos de recarregamento da bateria variam consoante o tipo de carregador utilizado. Para além do cabo fornecido para ligar a uma tomada de tipo doméstico e a estações públicas, a Opel proporá estações de parede de utilização particular. Com uma destas ‘wallboxes’, de 7.4 kW, a bateria recarrega em menos de duas horas.

O Hybrid4 está disponível no nível de equipamento máximo Ultimate, recebendo de série elementos como as jantes de liga leve de 19”, fecho centralizado e ignição sem chave, sistema de infoentretenimento IntelliLink com navegação, faróis AFL LED com comutação automática, para-brisas aquecido e os novos serviços telemáticos Opel Connect, entre outros. Na lista dos sistemas de assistência à condução incluem-se reconhecimento de sinais de trânsito, alerta de saída de faixa com correção ativa de direção, alerta de ângulo cego, alerta de cansaço do condutor, alerta de colisão dianteira iminente e travagem automática de emergência.

A entrega das primeiras unidades está agendada para o próximo mês de fevereiro de 2020.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.