A Opel prepara a chegada ao mercado de um novo modelo integrado na sua estratégia de eletrificação, o Vivaro-e, que proporciona entregas e transporte de mercadorias sem quaisquer emissões poluentes na condução. As encomendas deverão iniciar-se já este verão, seguindo-se as primeiras entregas ao longo do ano.

O novo Vivaro-e é o primeiro veículo comercial ligeiro totalmente elétrico do construtor alemão, surgindo disponível em três comprimentos e diversas variantes de carroçaria.

O Vivaro-e estará disponível com duas opções de baterias de iões de lítio, em função das suas necessidades: com 75 kWh para um máximo de 330 quilómetros de autonomia, ou, para quem faz uma utilização diária menos intensiva, com 50 kWh para uma autonomia máxima de 230 quilómetros (WLTP em ambos os casos). As baterias são formadas por 27 e 18 módulos, respetivamente.

A motorização elétrica tem uma potência de 100 kW (136 CV) e 260 Nm de binário, demarcando-se pela sua capacidade de utilização rápida devido ao elevado binário disponível quase desde o arranque. A velocidade máxima de 130 km/h, controlada eletronicamente, permite a circulação em autoestradas, ao mesmo tempo que preserva a autonomia elétrica.

A bateria localizada sob o compartimento de carga reduz ainda mais o centro de gravidade, o que beneficia a estabilidade do Vivaro-e em curva e face aos ventos laterais, mesmo quando totalmente carregado, ao mesmo tempo que contribui para um maior prazer de condução.

Dado que a versão elétrica a bateria estava planeada desde o início da conceção do novo Vivaro, as baterias estão alojadas sob o espaço de carga, de forma a não comprometerem a utilização. Aliás, a marca aponta mesmo que as suas capacidades de carga úteis são comparáveis às dos VCL com motores de combustão interna: com 1275 kg, o Vivaro-e conta com uma capacidade de carga útil quase tão generosa como as versões Cargo L1 2.0 Diesel (carga máxima de 1405 kg).

O Vivaro-e é produzido na mesma fábrica e nas mesmas linhas das versões com motores diesel.

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