Renault Kadjar: Recebendo inspiração noutros modelos da marca, como o Mégane ou o Scénic, o renovado Kadjar apresenta agora um estilo mais dinâmico e novidades mecânicas para dinamismo e eficiência reforçados, com destaque para os novos motores a gasolina de 1.3 litros.
Polestar 1: O primeiro coupé desportivo da nova marca que agora se dissocia da Volvo. Com quatro lugares (2+2), 4,5 metros (menos 65 cm no comprimento e 32 cm na distância entre eixos relativamente a um 90) e partes da carroçaria moldadas em fibra de carbono, o Polestar 1 conta com um sistema híbrido de 600 CV e 1000 Nm de binário, sendo anunciado com uma autonomia de 150 km em modo elétrico. Segunda metade de 2019.
Toyota Supra: Com a mesma base do BMW Z4 Roadster, o novo Supra recorre a um motor 3.0 de seis cilindros em linha com 340 CV e 500 Nm de binário, partilhado também com a BMW – que o cede. Comportamento bastante desportivo e afinação específica para um preço de 81.000€.
Volvo S60: O primeiro Volvo só com motorizações a gasolina ou Plug-in (em duas opções de 360 e 400 CV) aí está. É o S60 que chega a Portugal este verão. Agrada ao olhar e apresenta uma construção com a qualidade exigível num Premium, além de apostar numa imagem muito semelhante ao dos 90.
Skoda Scala: Anuncia-se como a imagem de um novo estilo na Skoda. É um compacto desenvolvido sobre o protótipo Vision RS, substitui o Spaceback e não deixa de ter parecenças com esse. Usa, pela primeira vez na marca, a plataforma MQB e, como de costume, afirma-se como uma referência em termos de habitabilidade e espaço.
Renault Clio: Estreia a plataforma CMF-B, arquitetura elétrica preparada para integrar as últimas evoluções tecnológicas, de forma a responder às futuras exigências dos mercados. Este novo modelo é 14 milímetros mais curto do que o antecessor, mas, segundo a Renault, oferece uma melhor habitabilidade. Interior mais tecnológico e espaçoso e motorizações mais eficazes, estreando também tecnologia híbrida (E-Tech).
Renault Koleos: O SUV de grandes dimensões da marca renova-se estética e tecnologicamente. Conta com versões Blue dCi 150 X-Tronic, proposto apenas em duas rodas motrizes, e 190 X-Tronic All Mode 4×4-i, com mais 15 CV de potência do que na geração precedente.
Peugeot 208: A nova geração do bem-sucedido 208 assenta numa nova plataforma multienergia do Grupo PSA, que lhe permite ter motorizações a gasolina, Diesel ou elétrica. Estilo arrojado e habitabilidade melhorada.
Opel Corsa-e: Partilha a mesma base e muitos componentes do Peugeot 208, o que lhe permite receber também uma variante elétrica, já revelada. Os motores a gasolina e Diesel chegam o final do ano, mas o elétrico só na primavera de 2020.
Audi e-tron quattro: O primeiro Audi de uma nova era. Este elétrico tem carroçaria direcionada para o segmento SUV com bateria de 95 kWh e 300 kW de potência para prestações capazes de rivalizar com um desportivo. A autonomia rondará os 500 quilómetros e terá possibilidade de carregamento super-rápido. Chega ao mercado neste verão.
Skoda Superb Scout: Pela primeira vez, o topo de gama da Skoda recebe uma variante Scout mais aventureira, com maior altura ao solo e proteções inferiores. Disponível apenas com as motorizações mais potentes.
Mercedes-Benz GLE: Mais avançado e com foco renovado na eficiência, destacando-se a estreia de um sistema de suspensão ativa E-Active Body Control alimentado por um sistema elétrico de 48V, o novo Mercedes-Benz GLE chega no primeiro semestre de 2019, apresentando também novos motores de seis cilindros em linha Diesel mais eficientes.
Land Rover Defender: O regresso de um ícone, mas com uma atualização imensa em termos de estilo e de tecnologia a bordo. Longe de ser apenas um TT ‘puro e duro’, o novo Defender inaugura uma nova era, sendo mais eficiente, mas também mais competente fora do asfalto. A imagem será mais colada aos demais modelos da gama, enquanto a marca argumenta que os argumentos TT serão intocados.
Nissan Juke: O novo Juke será apresentado ao longo de 2019, devendo manter os traços arrojados que caracterizaram o atual modelo, que apesar de algumas atualizações ao longo dos últimos anos, não esconde os cerca de sete anos de comercialização no mercado. Mais tecnologia, mais eficácia e conectividade melhorada serão argumentos, bem como a habitabilidade. Imagem do modelo atual.
Porsche Taycan: O primeiro Porsche elétrico tem por base o Mission E Concept, assumindo um design típico da marca com o intuito de bater os mais potentes dos Tesla. Especificações de luxo: 600 CV de potência resultantes de dois motores elétricos (um por eixo), com uma autonomia superior a 500 quilómetros e a particularidade de carregar cerca de 400 quilómetros nas baterias em apenas 15 minutos quando utilizados os carregadores super-rápidos.
Mercedes-Benz EQC 400 4MATIC: A marca alemã entra na nova era da eletrificação na máxima força: chama-se EQC e é o primeiro automóvel elétrico a ser lançado ao abrigo da submarca EQ. Este SUV tem uma potência combinada de 408 CV (300 kW) e uma autonomia estimada de mais de 450 quilómetros (ainda de acordo com o anterior ciclo NEDC). Chega no verão de 2019.
Skoda Superb iV: A versão eletrificada do Superb recorre a uma combinação de motor a gasolina com um elétrico, garantindo uma autonomia sem emissões de 55 quilómetros. Será o mesmo sistema a utilizar no Volkswagen Passat GTE.
Skoda Citigo iV: Estreia uma evolução do sistema elétrico do Volkswagen up!, com uma bateria de iões de lítio com 60 Ah e uma capacidade de 36.8 kWh (168 células), posicionada sob o piso do carro, enquanto o motor elétrico tem uma potência de 61 kW (83 CV) e um binário máximo de 210 Nm. Autonomia WLTP de 265 km.
Kia Soul EV: Apenas chega à Europa no segundo semestre de 2019, mas o novo Soul promete melhorar em todos os aspetos face à anterior geração. Mantém o mesmo formato (que apenas tinha no Skoda Yeti um concorrente), mas ganha em estilo e versatilidade. No caso do elétrico, ganha ainda potência (205 CV) e autonomia, graças a uma bateria de 64 kWh. Também terá versões com motor de combustão.
Honda e: O primeiro Honda elétrico de nova geração estreia-se ainda este ano, na forma do utilitário com base no Urban EV Concept. Versão de cinco portas, tração traseira, câmaras nos lugares de espelhos e promessa de motor espevitado para condução divertida.
BMW M8: O novo M8 surgirá em três declinações diferentes para apelar a todos os gostos: Coupe, Cabrio e Competition (também nas duas carroçarias anteriores). Recorre a um motor V8 M TwinPower Turbo, mas com potências distintas: 600 CV nos M8 Coupé e M8 Cabriolet e 625 CV nos M8 Competition Coupé e Cabriolet. Afinação desportiva e travões com dois tipos de sensibilidade.
Mercedes-Benz GLS: O Classe S dos SUV: eis a forma como a Mercedes-Benz apresenta o seu novo SUV de grandes dimensões, que cresce em diversos sentidos e promete maior equilíbrio entre conforto e dinamismo, sem esquecer, naturalmente, a eficácia das motorizações.
Mercedes-Benz CLA: Assume-se como o modelo mais dinâmico no seio da gama de base dos compactos da marca alemã (aludindo apenas aos modelos de gama com motores não desportivos). Modificações a nível da suspensão e das dimensões externas fazem do CLA Coupé um modelo de reações dinâmicas bastante agradáveis.
Hyundai Santa Fe: Maior, mais prático, mas sempre na linha da frente no que diz respeito à qualidade, o Santa Fé passa a ter capacidade para sete ocupantes graças à sua nova plataforma. O espaço não foi descurado e permite uma movimentação folgada no interior. Embora o Diesel seja ainda uma aposta, a Hyundai está decidida em investir nos sistemas eletrificados. Espera-se, por exemplo, que o Santa Fe tenha uma versão híbrida e Plug-In em 2019.
BMW X7: Este novo SUV assume-se como o maior modelo “X” de sempre (5151 mm de comprimento), assumindo-se como uma oferta paralela ao Série 7. O estilo é polarizador, até pelo tamanho (sete lugares), mas recorre aos mesmos atributos técnicos que o X5, por exemplo, como os sistemas de suspensão pneumática, tração integral xDrive e a gama de motores TwinPower Turbo. Chega no final do primeiro semestre.
Bentley Bentayga Hybrid: O primeiro Plug-in híbrido da marca britânica terá luxo e eficiência de mão dada. Com um V6 a gasolina de 3.0 litros associado a um motor elétrico, o Bentayga Hybrid terá uma autonomia elétrica de 50 quilómetros, demorando 7.5 horas a carregar as baterias ou 2.5 horas com as tomadas rápidas desenhadas por Philippe Stark.
Audi SQ2: Há uma nova tendência a democratizar-se entre os SUV: a das versões desportivas. Agora, foi a vez da Audi estender a sua gama SQ, com a versão mais compacta SQ2, disponível futuramente com um motor 2.0 TFSI de 300 CV e 400 Nm de binário a partir das 2000 rpm.
Audi A3: A nova geração do compacto familiar da marca de Ingolstadt recorre à ‘prata da casa’, ou seja, a plataforma MQB para servir de base. Esperam-se progressos significativos na eficiência, com motorizações de última geração, incluindo um híbrido Plug-in, mas também melhorias na habitabilidade. Imagem do atual modelo.
Ford Kuga: Assenta numa plataforma global C2 que também já deu 'luz' ao Focus, trazendo nova vida a esta gama SUV, na qual também se espera uma versão Plug-in híbrida.
SEAT Leon: Tal como o Golf e o A3, o novo Leon promete marcar um forte impacto no segmento compacto familiar, recorrendo à plataforma MQB e visual muito colado ao Tarraco, que também chegará em 2019. A nova geração do Leon irá marcar também o final da carroçaria de três portas. O Leon terá variante híbrida Plug-in híbrida e, nos modelos convencionais a gasolina e Diesel, um sistema ‘mild-hybrid’. A divisão CUPRA também deverá ter o seu Leon desportivo. Imagem do atual modelo.
BMW Série 1: Evoluindo significativamente em todos os aspetos, a terceira geração do BMW Série 1 apresenta uma pose dinâmica em concordância com um reforço tecnológico e técnico em que a tração dianteira passa a ser norma. Com este novo modelo, a BMW garante ter incrementado o espaço a bordo sem fazer crescer significativamente as suas dimensões exteriores. No lançamento, o novo Série 1 contará com três variantes a gasóleo e duas a gasolina.
Mercedes-Benz GLB: Apesar de pertencer à gama compacta de veículos, o GLB Concept tem dimensões já avantajadas, dando primazia à robustez de condução e também ao espaço interior. Já o interior fica marcado pela modularidade, mas também pela tecnologia, dispondo do já conhecido sistema MBUX para o infoentretenimento.
Audi A4: A marca de Ingolstadt evoluiu o design do seu best-seller e também lhe introduziu diversas novas tecnologias, como a substituição do famoso controlo rotativo por um ecrã háptico. Um dos destaques do Audi A4 é a oferta alargada de mild hybrids, com especial interesse nos ganhos que o compressor elétrico oferece ao S4.
Audi S7 Sportback TDI: Para apimentar um pouco mais a sua gama de executivos Premium, a Audi lançará neste verão uma motorização V6 TDI para os S6 Limousine e Avant e para o S7 Sportback, fornecendo assim uma proposta mais dinâmica que também recorre a um mais eficiente turbocompressor elétrico associado a um sistema elétrico primário de 48 V, por um lado melhorando as respostas e, por outro, incrementando a eficiência de condução.
Mercedes-Benz CLA Shooting Brake: Pegando uma vez mais na filosofia de estilo ‘Sensual Purity’ de que a Mercedes-Benz faz gala na atualidade, o CLA Shooting Brake apresenta uma secção traseira mais evoluída, com a bagageira a oferecer 505 litros de capacidade (contra os 495 do anterior). Previsto para chegar ao mercado em setembro deste ano, terá gama de motores decalcada do Classe A e do CLA Coupé, com o topo de gama a ser o CLA 250 de 225 CV de potência e 350 Nm de binário, de tração dianteira e com caixa automática 7G-DCT. As opções de caixa manual e de tração integral 4Matic também estarão disponíveis.
Aston Martin Rapide E: A marca britânica embarca no ‘comboio’ da eletrificação com o Rapide E, berlina 100% elétrica com mais de 610 CV de potência e 950 Nm de binário. Este desportivo será feito em colaboração com a Williams Advanced Engineering (WAE), divisão de engenharia de ponta da equipa que compete no Mundial de Fórmula 1, contando com uma bateria de iões de lítio de 800V com 65 kWh de capacidade.
Aston Martin Valkyrie: A participação de Adrien Newey e da Red Bull Engineering são garantes de um projeto extremo por parte da marca de Gaydon. Com um visual ditado pela aerodinâmica – na prática, é um monolugar de rodas cobertas –, o Valkyrie contará com um motor V12 desenvolvido pela Cosworth com um módulo híbrido em que a potência total é de 1146 CV. Além da versão de estrada, a Aston Martin fará igualmente uma versão destinada às pistas para clientes selecionados.
Ford Focus ST: Pronto para a guerra dos compactos desportivos, o novo Focus ST chegará ao mercado europeu no verão, com o principal ponto de destaque a ser a adoção do motor 2.3 EcoBoost com 280 CV de potência, a que se junta ainda uma variante Diesel de 190 CV. Também haverá variante ST para a carrinha.
Mazda CX-30: Modelo totalmente novo, o CX-30 faz evoluir a linguagem ‘Kodo’ da marca de Hiroxima, combinando-o com a evolução da plataforma Skyactiv, que permitirá incluir também as motorizações de nova geração da Mazda, nomeadamente a Skyactiv-X a gasolina com ignição por compressão.
Mazda3 Skyactiv-X: O modelo foi lançado em 2019, mas surge aqui pelo interesse da sua nova motorização Skyactiv-X, que é apresentado pela marca como revolucionário, graças à sua performance digna de motores a gasolina (180 CV) e consumos e emissões semelhantes às de um Diesel. Chega no final do verão.
Jeep Renegade Plug-in: A Jeep entra também no universo dos híbridos Plug-in, com a revelação em Genebra dos seus primeiros modelos do género, o Renegade e o Compass, os quais recorrem à combinação de motor de combustão com motor elétrico para maior eficiência. Na foto, o Renegade, no qual as baterias trabalham em sinergia com o novo motor turbo a gasolina 1.3 para uma potência balizada entre os 190 e 240 CV, para uma aceleração dos zero aos 100 km/h em aproximadamente 7 segundos.
Jeep Compass Plug-in: Já o Compass recorre a fórmula semelhante à do Renegade, mas a combinação do motor de combustão interna (ICE) e do motor elétrico proporciona até 240 CV de potência máxima. As emissões de CO2 são inferiores a 50 g/km, de acordo com a marca.
Peugeot 508 e 3008 Hybrid: No outono de 2019, a Peugeot irá apresentar os conceitos Hybrid e Hybrid4, este último de quatro rodas motrizes, que estarão disponíveis, respetivamente, nos 508 e 3008. A marca promete liberdade de escolha nas suas variantes, com duas ou quatro rodas motrizes e potências de 225 CV ou 300 CV. Para estes sistemas, a Peugeot escolheu o motor a gasolina 1.6 Puretech, que recebeu, para o efeito, um sistema combinado alternador/motor de arranque, bem como uma estrutura de refrigeração específica.
Volkswagen Passat: Sem mudar muito no exterior, o Passat renova-se em 2019, sobretudo ao nível técnico e tecnológico (com recurso a novos sistemas no interior). No capítulo dos motores, o Passat GTE chega com autonomia elétrica mais ampla, situando-se agora nos 55 quilómetros (cerca de 70 km no ciclo NEDC).
Ferrari SF90 Stradale: O primeiro Ferrari híbrido Plug-in promete até 25 km de autonomia em modo elétrico, mas é o conjunto que se destaca. Um total de 1000 CV de potência e peso contido são dados a ter em conta para este Ferrari dos tempos modernos repleto de novas tecnologias.
Kia XCeed: Sem grandes informações ainda, o Kia XCeed será mais um modelo para a gama Ceed com perfil SUV desportivo, devendo por isso replicar a mesma gama de motores das demais variantes.
Ford Puma: O regresso de um nome que já tem história no mercado europeu. Sabe-se que terá motorização eletrificada com sistema de 48 V e maior funcionalidade graças a um estilo também na onda dos crossovers.
Skoda Kamiq: O primo checo dos SEAT Arona e do Volkswagen T-Cross tem base MQB A0 e gama de motores eficiente com destaque para os TSI e TDI. Além disso, promove a já usual quantidade de elementos de funcionalidade característicos da Skoda.
Já estamos em junho e o ano vai praticamente a meio. Se muitos novos modelos já se encontram à venda, daqui até ao final do ano ainda existem muitos outros lançamentos perfilados na rampa de lançamento para o segundo semestre.
As opções serão para todos os gostos desde os utilitários aos grandes desportivos, passando ainda pelos elétricos e híbridos de nova geração, sem esquecer os já obrigatórios SUV, também eles de todos os feitios.
Eis uma escolha da redação com os modelos mais importantes que irá ver nas nossas estradas ao longo da segunda metade de 2019.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.