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Os segredos de produção do CUPRA e-Racer: ‘Mosquito’ para as pistas

A marca CUPRA fez a sua estreia oficial no Salão de Genebra de 2018, com o e-Racer em destaque.
Manuseamento simplificado num carro de competição, com gestão de diversos parâmetros a partir do ecrã tátil central.
Visual muito agressivo para este novo modelo de competição com marca CUPRA.
Um design vencedor: “Conquistar a aerodinâmica foi o objetivo principal”. Assim, os retrovisores foram substituídos por minicâmaras, “para que o carro tenha uma melhor dinâmica”, refere Xavier Serra, diretor técnico deste projeto.
Quatro motores num automóvel: “A potência é, sem dúvida, um dos aspetos mais surpreendentes neste veículo”, diz Xavier Serra. Este modelo recebe quatro motores, colocados na secção posterior, que permitem que “o CUPRA e-Racer alcance 12.000 rotações, face às 6500 de um veículo de competição a gasolina, tendo apenas uma única relação de caixa”, confirma Xavier Serra.
Uma bateria que pesa meia tonelada: Os seus 450 quilos representam um terço do peso total do veículo.
A conceção do design também teve uma elevada componente digital, com muito trabalho feito em computador para a otimização de detalhes.
Pneus de competição fornecidos pela Yokohama, os quais permitem aumentar os níveis de motricidade no asfalto.
A integração do logótipo na carroçaria também é bastante forte.
Tecnologia LED nos farolins traseiros replica a imagem que se vê no modelo de produção em série.
Um mosquito no asfalto: Serra garante que a sensação ao volante é diferente em relação a um carro a gasolina e que o que surpreende primeiro é a “aceleração”. O som deste veículo é também algo de novo: “Em relação ao rugido de um veículo tradicional, este elétrico emite um som que faz lembrar um mosquito”.
Um carro com 6072 pilhas: A bateria deste carro elétrico é tão potente como as de 9.000 telefones móveis ligadas em conjunto. A energia provém de 23 painéis, cada um com 264 células de carga que precisam de 40 minutos para uma carga completa.
De um Leon tradicional a carro de competição: O novo modelo CUPRA e-Racer tem como base o chassis do SEAT Leon. A esta estrutura, são acrescentados elementos de segurança, como o arco de segurança interior, para poder participar em competição.
Por esta razão, “o seu posicionamento foi um dos maiores desafios que enfrentámos”, diz Xavier Serra, diretor técnico deste projeto. É tão grande e pesada que o seu volume teve que ser distribuído por toda a zona inferior do carro, de forma a manter o equilíbrio e funcionalidade.
Os reforços estruturais são elemento importante num carro de competição. No caso deste CUPRA houve também a preocupação de não acrescentar ainda mais peso àquele adicionado pelas baterias.
O condutor pode ver tudo o que se passa à sua volta através de um grande ecrã integrado no tablier.

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Primeiro modelo totalmente elétrico da SEAT e, por inerência, da nova marca CUPRA, o e-Racer assume-se também como o primeiro carro de turismo destinado 100% à competição em pista, mostrando números muito interessantes em termos de prestações: a aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 3,2 segundos e a velocidade de ponta está estimada nos 270 km/h.

Com uma bateria de 6072 células e quatro motores elétricos, o processo de desenvolvimento do e-Racer consumiu mais de 20.000 horas de trabalho por parte dos engenheiros da recém-criada marca de Barcelona.

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A CUPRA dá assim o pontapé de saída para a competição de carros de turismos elétrica e-TCR, sendo o primeiro ‘turismo’ capaz de cumprir os requisitos de participação no novo E-TCR.

Os motores estão no eixo traseiro e debitam até 500 kW (680 CV), isto é, 242 kW (330 CV) acima da potência habitual no CUPRA TCR na versão a gasolina, além de incluir a capacidade de recuperação de energia.