Gratuito, elétrico e funcional, o Optimus Ride é um pequeno autocarro que transportará 500 pessoas todos os dias… sem motorista!

O Optimus Ride é pioneiro no serviço veículos autónomos para o transporte de passageiros. O pequeno autocarro com lotação para quatro ocupantes, dispensa condutor, mas nesta fase inicial ainda opera num circuito predefinido na zona portuária de Brooklyn, em Nova Iorque, com a supervisão de dois funcionários da empresa, apenas para garantir a segurança e a funcionalidade de todo o processo.

O serviço é, para já, gratuito, também porque a sua circulação está limitada a vias privadas, mas estima-se que o pequeno autocarro possa servir cerca de 16 mil passageiros por mês, a uma cadência de 125 viagens diárias.

O modelo dispõe de propulsão 100% elétrica, podendo atingir 40 km/h de velocidade máxima, mas por imposição legal, esta frota composta por seis ‘táxis-robot’ não pode ultrapassar os 24 km/h.

Ryan Chin, presidente executivo da empresa, explica que a segurança é a imagem de marca da companhia que opera na área dos veículos autónomos desde 2015. «A maioria dos acidentes é causada por erro humano», sublinhou. E exemplifica como através dos seus sistemas autopilotados, comportamentos de risco como o uso do telemóvel, a condução sob efeito de álcool ou a fadiga ao volante, simplesmente deixariam de fazer parte das estatísticas da sinistralidade rodoviária. «Enquanto houver energia nas baterias, os nossos veículos nunca ficarão ‘exaustos’».

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.