M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Tesla pode tirar o seu camião elétrico do caminho, pois a concorrência vem aí como se fosse um deus do trovão. E esta é entrada é apropriada, pois o novo jogador no ramo dos camiões elétricos é a Thor Trucks, cujo ET-One é bem mais imponente e agressivo que o Semi. Enquanto a Tesla coloca ênfase na passagem dos motores Diesel para os motores elétricos, a Thor vai direto ao assunto para mostrar uma imagem da força necessária para o transporte de mercadorias.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Em termos práticos, o Tesla Semi e o Thor ET-One até não serão muito diferentes. Os preços de aquisição são semelhantes, cerca de 100 a 150 mil dólares, enquanto as opções de motor vão oscilar entre os 300 e os 700 cv de potência. Isto vai ser suficiente para transportar um peso bruto de 36 toneladas, com uma autonomia de 480 km nas versões de topo, ideal para viagens curtas.

Enquanto a Tesla apostou no efeito novidade para chamar a atenção de potenciais clientes, a Thor não tem uma reputação pré-estabelecida junto do público e dá ênfase à redução de custos de manutenção e utilização, anunciando que a primeira é 60 por cento mais barata quando comparada à de um camião Diesel, enquanto os custos com o recarregamento de baterias deverão ser 70 por cento inferiores aos dos custos equivalente por quilómetro com o gasóleo.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.