Painéis solares de alta eficiência instalados na carroçaria garantem a energia necessária para elétrico circular trinta dias, sem ter de o ligar à corrente.

O conceito painéis solares como fonte de energia para alimentar as baterias dos automóveis elétricos está a ganhar adeptos à medida que se avança no desenvolvimento da tecnologia. O aumento dos níveis de eficiência destes elementos fotovoltaicos, que podem instalar-se nas carroçarias dos carros, está a atrair a atenção do setor. E as empresas chinesas já se posicionam na linha da frente. A Hanergy é uma dessas companhias, com trabalhos nesta área especifica desde os anos 90 e, mais recentemente, quase exclusivamente dedicada ao desenvolvimento de um tipo de painel solar extrafino, que permite uma grande polivalência, por facilitar a sua instalação em todas as zonas da carroçaria.

O resultado prático do investimento no aprimoramento desta solução foi agora revelado na forma de protótipo, que o fabricante apresenta como elétrico com autonomia para… trinta dias!

As contas da Hanergy consideram cerca de 20 quilómetros diários de condução só com energia solar, em média, o suficiente para a deslocação casa-trabalho-casa de todos os dias.

O segredo está na elevada eficiência destes painéis fotovoltaicos, que integram um pelicula muito fina de Arsenieto de gálio (GaAs), que cobre toda a superfície do tejadilho do carro, e que não necessitará de mais de 5 a 6 horas de exposição solar para produzir a energia necessária para restabelecer os níveis de autonomia. Segundo o fabricante, a bateria do protótipo reteve mais de 60% da carga depois de trinta dias de ensaios dinâmicos e entre 60 a 80% ao final de cada jornada de teste.