Segundo o relatório da Associação Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), os pontos negros da sinistralidade no país aumentaram para 60.

No n.º1 deste ranking negativo está o IC 19, entre Lisboa e Sintra, a estrada portuguesa com potencial de perigo mais elevado, onde foram identificados nove troços em que ocorreram pelo menos cinco acidentes com vítimas em 2018. Nesta estrada, ao quilómetro 0,2, está o ponto com maior número de registos: 12 acidentes, com um total de 13 vítimas.

Na Estrada Nacional 10 (EN10), ao quilómetro 138, encontra-se novo ponto negro que, apesar de aparecer na estatística com um número menos de acidentes (5), se destaca pelo indicador de gravidade. Segundo a ANSR, uma vítima mortal e sete feridos ligeiros a lamentar. A lista do perigo prossegue com a entrada da EN15 (liga Porto a Bragança) na lista de estradas com pontos negros onde se registaram acidentes com vítimas mortais.

Ao todo, 60 troços (mais do que os 45 indicados em 2017) onde se identificaram número de acidentes rodoviários excecionalmente elevado, num total de 378 acidentes, dos quais resultaram três mortos, dez feridos graves e 515 feridos ligeiros.