M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
À medida que o tráfego aéreo mundial continua a crescer, as necessidades de espaço e de energia dos aeroportos crescem ao mesmo tempo. Por isso, na China, estão a criar aquele que vai ser o aeroporto mais eficiente do mundo. O Terminal 3 do Aeroporto de Harbin Taiping vai ter a forma de um floco de neve, de modo a poder aproveitar o máximo de espaço para aviões junto às portas de embarque, ao mesmo tempo que reduz o consumo de energia ao ocupar um espaço mais compacto dentro do aeroporto. Vai estar pronto em 2030, recebendo 320 mil voos e 43 milhões de passageiros por ano.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Localizado no nordeste da China, o aeroporto de Harbin Taiping vai servir como ponto de ligação da Ásia Central ao litoral chinês e ao Ocidente. Ocupando 3300 hectares, o Terminal 3 não é apenas o ponto de embarque para centenas de aviões por dia, também vai incluir centros de transportes públicos, hotéis, áreas de comércio e parques de estacionamento, que vão necessitar de operar de forma eficiente em termos de espaço e utilização energética. Dentro do terminal, os corredores foram desenhados para minimizar o tempo de acesso da segurança aos portões de embarque, de modo a que não haja congestionamento dos aviões nas pistas.

No interior, os arquitetos da MAD, empresa responsável pelo design em forma de floco de neve, idealizaram um conjunto de jardins para os passageiros poderem descansar. Estas áreas verdes também servem para melhorar a qualidade do ar na superfície. Ao mesmo tempo, várias clarabóis permitem a entrada de ar e do calor do sol, reduzindo o uso de luz artificial e de aquecimento do interior do terminal, numa zona geográfica que é normalmente fria.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.