Henessey apresenta o motor do Venom F5 com 1600cv

27/08/2018

Embora não esteja com todo o poder de fogo que pode alcançar para chegar perto dos 500 km/h, o motor do Henessey Venom F5 é uma verdadeira obra-prima de que foram agora dados a conhecer novos detalhes

Extrair poder de fogo extremo de motores é algo a que os americanos da Henessey estão habituados. Basta recordar que são eles os responsáveis pelo muscle car mais poderoso do planeta, o famoso Exorcist que debita 1000cv. Além disso, a empresa de John Henessey anunciou recentemente um carro que, afirma, poderá superar as 300 mph (480 km/h), o que significa que, levado ao extremo, ficará muito próximo da fasquia dos 500 km/h. Agora, no The Quail: A Motorsports Gathering, evento associado a Pebble Beach e à Monterey Car Week, foram dados a conhecer novos pormenores sobre o motor do Henessey Venom F5.

Estaremos na presença de um V8 7,6l que, com metade dos cilindros mas capacidade similar, promete ser capaz de atingir os mesmos patamares do W16 8.0l do Bugatti Chiron. Para tal, foi criada em parceria pela Henessey, a Penzoil e a Shell uma verdadeira obra-prima onde o alumínio desempenha papel-chave. Este foi o material escolhido para praticamente todo o motor do Henessey Venom F5, que tem uma cabeça em alumínio fundido e um bloco de alumínio cortado numa máquina própria. Para reforçar a estrutura, as camisas dos cilindros são em aço.

Os pistões foram também forjados em alumínio, e vão operar com base num sistema ‘push-rod’, ao invés da arquitetura com dupla árvore de cames à cabeça. Esta opção permitiu otimizar o condicionamento do motor, e não apenas diminui as dimensões como também o peso. O sistema de lubrificação será com cárter seco. O motor do Henessey Venom F5 tem dois turbos, que culminam a sua ligação ao bloco com um coletor tubular em aço inoxidável e conseguem atingir uma pressão de 24 PSi.

O resultado de toda esta “loucura” são 1600cv às 7200RPM, um binário de 1600Nm às 4400RPM e uma taxa de compressão de 9.3:1. Algo que permite atingir os 380 km/h, um valor já bastante respeitável. Mas John Henessey, o fundador da empresa que criou o Venom F5 indicou ainda que as capacidades do motor podem ser melhoradas para se chegar próximo dos 500 km/h. O que é justo, pois certamente parte dos 15 exemplares que já adquiriram o superdesportivo americano (da produção total de 24 exemplares com preço unitário próximo de 1,4 milhões de euros) terão sido atraídos pela possibilidade de atingir um registo recordista de velocidade.

Além das especificações ficarem aquém do esperado (o que até parece surreal quando falamos de um carro com 1600cv e que atinge os 380 km/h…), a marca explica que este não será um modelo totalmente focado na condução em circuito. O que não impede, no entanto, uma previsão de que entre para a lista dos melhores tempos em Nurburgring ao cumprir uma volta em menos de sete minutos, algo que apenas três Lamborghini (o recordista Aventador SVJ, Huracan Performante e Aventador SV), três Porsche (911 GT2 RS, 911 GT3 RS e 918 Spyder) e o Radical SR8 conseguiram…

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